IAB RS oferece curso Reinvenção de uma arquitetura: a casa portuguesa

12.abr.23

A atividade, que integra as comemorações de 15 anos do edifício que abriga a Fundação Iberê, ocorre nos dias 21 e 22 de abril, na sede do IAB e no centro cultural. A Aula Magna, aberta ao público, ocorre na sexta-feira, no centro cultural, com a exibição do documentário sobre o arquiteto Álvaro Siza

 

A busca pela compreensão da arquitetura portuguesa e da arquitetura contemporânea como um todo é o objetivo do curso Reinvenção de uma arquitetura: a casa portuguesa, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), e ministrado pelo arquiteto português Fabio Dimas. Dividida em três módulos, a atividade acontece nos dias 21 e 22 de abril, na sede da entidade e na Fundação Iberê.

O curso abordará a história e a cultura portuguesa, a partir de habitações vernáculas, chegando às casas de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura e de outros arquitetos contemporâneos que projetam ao longo do território português. Serão propostas formas de pensar a arquitetura por meio de diversos enquadramentos, tais como como um corpo disciplinar autônomo, como construção que é atrelada a um lugar e como um acontecimento, desenvolvendo ferramentas capazes de promover uma leitura crítica acerca da arquitetura contemporânea e estimulando o próprio processo de projeto.

O primeiro módulo será focado na tradição e complexidade, raízes culturais e arquitetônicas até 1900. A segunda aula terá como tema ruptura e transformação: arquitetura no século 20 em Portugal. No terceiro e último módulo, o tema será continuidade e invenção, e a arquitetura contemporânea portuguesa.

Serão disponibilizadas 50 vagas, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 98318-0738 ou cursos@iabrs.org.br. O investimento é de R$290,00.

Aula magna
No dia 21 (sexta-feira), às 15h, na Fundação Iberê, será apresentado o documentário Paisagem Concreta, produzido pela Olé Produções. O filme transita entre Brasil e Portugal, criando uma narrativa sobre a Fundação Iberê, a reflexão do arquiteto Álvaro Siza para concepção do edifício, quem em maio completa 15 anos, bem como a sua relação afetiva com o Brasil. Antes da exibição, haverá palestra apresentando um contexto mais abrangente e, simultaneamente, aprofundado da obra de Siza. A entrada é gratuita.

SOBRE O CURSO
Aula Magna
Data:
21 de abril | Sexta-feira
Local: Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal)
15h: Exibição do documentário Paisagem Concreta, produzido pela Olé Produções (SP)
Evento aberto aos inscritos e não inscritos
Entrada gratuita

Aula 1 – Tradição e complexidade
Data: 21 de abril | Sexta-feira
Local: Sede do IABRS (Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico)
Horário: 19h às 22h
Modulo I: Raízes culturais e arquitetônicas até 1900. Aprofundamento da Arquitetura entendida como corpo disciplinar autônomo, procurando equacionar o projeto de arquitetura como fonte de legitimidade.

Aula 2 – Ruptura e transformação
Data: 22 de abril | Sábado
Horário: 10h às 13h
Local: Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal)
Modulo II: Arquitetura no século 20 em Portugal. Aprofundamento da arquitetura como processo de construção, que implica um suporte para um habitar inseparável do sítio.

Aula 3 – Continuidade e invenção
Data: 22 de abril | Sábado
Horário: 14h às 17h
Local: Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal)
Modulo III: Arquitetura Contemporânea portuguesa. Aproximação dos alunos à reflexão crítica e análise sobre a arquitetura contemporânea portuguesa atual, através de casos de estudo apresentados, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos capazes de permitir o juízo de valor sobre a Arquitetura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projeto de Arquitetura.

Como encerramento do curso, será realizada uma mediação arquitetônica no edifício da Fundação Iberê com a arquiteta Elisa Martins, que foi estagiária durante um período de construção do centro cultural, juntamente ao corpo educativo da Fundação.

Sobre o ministrante
O arquiteto Fábio Dimas é um nômade digital, que atualmente vive entre Brasil e Portugal. Formado pela universidade de Évora, pensa a arquitetura contemporânea a partir de um ponto de vista que não se limita à literatura, valorizando intensamente a vivência das obras, considerando fundamental, como construção/formação de conhecimento a visita constante a edifícios de arquitetura, das mais diversas épocas, escalas e programas, registrando-as fotograficamente e montando um olhar crítico a partir da experiência vivida. Membro efetivo da Ordem dos Arquitectos de Portugal, Dimas divide seu trabalho em produção arquitetônica em Portugal e no Oriente Médio, em colaboração com o atelier AAP – Associated Architects Partnership.

SERVIÇO
Curso Reinvenção de uma Arquitetura – A Casa Portuguesa
Quando: 21 e 22 de abril de 2023 | Sexta e sábado
Local: IABRS (Rua General Canabarro, 363) e Fundação Iberê (Padre Cacique, 2000)
Horários: Dia 21 das 19h às 22h, e dia 22 em dois turnos, das 10h às 13h e das 14h às 147h
Inscrições: (51) 98318-0738 ou cursos@iabrs.org.br
Investimento: R$290
Descontos: 10% para estudantes e 15% para sócios IAB