Novembro tem encontro de educadores e oficinas de dança, desenho e fotografia no Iberê

Roberta Amaral
29.out.19

No dia 23, a jornalista e escritora Fernanda Bastos conversa com as educadores sobre o poder que a repetição de uma referência estética única têm na construção de sujeitos e a urgente consolidação da valorização da cultura negra. Entrada franca

O Programa Educativo da Fundação Iberê promove, no mês de novembro, uma série de atividades em que a dança dialoga com a arquitetura de Álvaro Siza. O Circuito Corpo Presente vai ocorrer nos dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17, nas salas expositivas do 4º andar. Entrada franca.

PROGRAMAÇÃO
02 de novembro | Sábado | 14h
Performance Nautas + conversa sobre a performance Travessia
Classificação Livre
Inscrições gratuitas no local
Sinopse: Nautas é uma performance sobre como movimentar-se em confinamento e o desejo de fluir, manifestado na proposta de construção de mil barquinhos de papel no espaço de uma tarde. O projeto foi idealizado em 2015 pelos artistas visuais Diego Passos e Krishna Daudt, que atravessaram a Lagoa dos Patos confinados, por aproximadamente 20 horas, em um navio de carga que transportava toneladas de papel. A experiência também será tema da conversa proposta pelos artistas, que acontece às 17h.

03 de novembro | Domingo | 15h
Vivência Performática: atenção ao corpo-natureza
Classificação etária: a partir dos 14 anos
Inscrição gratuita
Sinopse: Essa experimentação propõe práticas que aumentam a atenção aos nossos corpos e sentidos. Com o intuito de desbloquear o corpo da lógica cotidiana, a partir de exercícios relacionados a estados da natureza, o 4° andar da Fundação Iberê será utilizado como um espaço de troca, experimento e ativação de um um corpo que cria ativo.

03 de novembro | Domingo | 16h
Performance Bolha
Classificação Livre
Atividade aberta ao público
Sinopse: Bolha baseia-se exclusivamente na capacidade pulmonar. Dentro de um saco de tecido gigante, os participantes vão encher balões até que suas formas desapareçam e o invólucro se transforme em outra criatura, colorida e móvel. A performance é proposta pelo Coletivo Grupelho. Oriundos de áreas distintas (artes visuais, dança, jornalismo, psicologia e) os artistas têm em comum a formação do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre.

09 de novembro | Sábado | 15h
Oficina Tiger Balm: corpo, criação e trabalho em grupo
Classificação etária: a partir dos 16 anos
Inscrição gratuita
Sinopse: O Coletivo Grupelho aproveita o encerramento do ano de estreia de Tiger Balm para abrir os bastidores do espetáculo. A oficina abordará partes do treinamento físico, referências e processo criativo, assim como a metodologia de trabalho com direção horizontal e coletiva.

10 de novembro | Domingo | 15h
Laboratório Rolê Iberê
Classificação Livre
Inscrição gratuita
Sinopse: O Laboratório do Rolê é um projeto de artistas e bailarinas de Porto Alegre que levam a dança de contato improvisação para fora da sala de práticas. Essa estética tem como base o contato físico entre duas ou mais pessoas e se vale do diálogo entre os corpos para a criação de uma dança improvisada.

16 de novembro | Sábado | 14h30
Sinergia: oficina introdutória
Classificação etária: a partir dos 16 anos
Inscrição gratuita
Materiais: Câmeras ou celular com bateria para as fotos
Sinopse: A oficina introdutória do Movimento Sinergia propõe expandir a energia criativa que se estabelece na fotografia de movimento e compreender, em conjunto, as relações que nela se evidenciam. Com abordagens teóricas e práticas, são exploradas questões que envolvem esta confluência artística, integrando dinâmicas de consciência corporal aos estudos imagéticos e apresentando estratégias para mergulhar diversas possibilidades lúdicas desta experiência.

17 de novembro | Domingo | 15h
Oficina infantil Desenhança
Classificação etária: 4 a 10 anos
Inscrição gratuita
Sinopse: Em Desenhança, as crianças irão desenhar e dançar ao mesmo tempo. O desenho, como um momento divertido e cheio de descobertas, e a dança, como parte do processo de criação que ativa o corpo numa atmosfera de jogo e brincadeira e de cooperação e alegria.

23 de novembro | Sábado | 15h
Encontro de Educadores: qual a cor da literatura infantil?
Atividade indicada para professores, educadores e artistas
Inscrição gratuita
Sinopse: Nos livros infantis, os personagens, cenários, enredos e mistérios mudam. Ao escolher um livro na biblioteca ou livraria, na maioria das vezes, as crianças representadas são brancas. Qual é o poder que a repetição de uma referência estética única têm na construção de sujeitos? A mediação do encontro será feito pela jornalista e escritora Fernanda Bastos.

24 de novembro | Domingo | 15h
Oficina Abayomi
Classificação Livre
Inscrição gratuita
Sinopse: Há alguns séculos, no interior dos navios negreiros, as crianças eram violentamente separadas de suas mães. Para acalmá-las, as mães rasgavam as próprias vestes, faziam bonecas só com nozinhos e mandavam para elas, para que sentissem o colo e o cheiro de suas roupas. A boneca Abayomi, símbolo da resistência do povo afro-brasileiro, inconscientemente, preparava as crianças para o que estava por vir. Nesta oficina, os participantes farão sua própria boneca.