Série Ecológica (Agrotóxicos), 1985
guache e lápis Stabilotone sobre papel
70,3 x 100 cm
Acervo Fundação Iberê
Tombo D1050
Foto © Fabio Del Re_VivaFoto
Este guache integra a série Ecológica (Agrotóxicos), realizada em 1985 (e retomada em 1986), ano em que Iberê assiste à Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz realizando no Parque da Redenção a intervenção cênica chamada “A dúzia suja”, em referência aos doze agrotóxicos mais prejudiciais ao ser humano e à fauna silvestre. Reproduzindo falas de José Lutzenberger (Porto Alegre, 1926-2002), ambientalista brasileiro que participou ativamente na luta pela preservação ambiental, o grupo alertava o público quanto ao uso indevido de agrotóxicos nas lavouras gaúchas.
Depois disso, a Terreira da Tribo (como é chamado o espaço do grupo) transformou-se em ateliê durante um final de semana, para que Iberê realizasse os desenhos com os atuadores caracterizados e posando.
A única exposição individual com o conjunto completo da série (mais de 20 guaches) foi realizada na Galeria Tina Zappoli, em Porto Alegre, em março de 1986. Parte dela foi exposta em outras capitais do Brasil e no Uruguai, e hoje se encontra em coleções particulares.