Lendas do Sul – Boitatá, c.1965
guache sobre papel
35 x 50 cm
Acervo Fundação Iberê

Tombo D1108

Foto © Fabio Del Re_VivaFoto

Download

Em 1962 Iberê realizou desenhos, estudos para painel e tapeçaria a partir da lenda Boitatá. Por encomenda, a obra foi executada em painel de fórmica para integrar o prédio do Sindicato de Corretores de Seguros e Capitalização do Estado da Guanabara, Rio de Janeiro.
João Simões Lopes Neto (1865-1916), escritor brasileiro, dedicou sua obra às lendas, aos causos e aos contos do Rio Grande do Sul – seu lugar de origem. Em 1913, publicou o livro Lendas do Sul, do qual a lenda Boitatá é parte integrante.
O significado de Boitatá em guarani é cobra de fogo, e é em torno desta figura que gira a lenda. Numa imensa noite escura e chuvosa, a terra está inundada na escuridão. Uma cobra grande tem sua gruta invadida pelas águas e sai para se alimentar: se alimenta de olhos de animais. Sua pele é tão fina que a soma dos olhos dentro de seu corpo deixam rastros de luz por onde passa. A cobra grande enfraquece, os olhos dos animais não nutrem. Com o tempo vira a boitatá, a cobra de fogo que explode, explode de luz. Então, a noite se desfaz.