Retrato de Maria Coussirat Camargo, 1942
óleo sobre tela
60 x 43 cm
Acervo Fundação Iberê

Tombo P001

Foto © Fundação Iberê

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“As pinturas [tombos] P162 e P001 são dois exercícios pictóricos contemporâneos. O retrato com a transcrição da aparência externa do modelo, mais desenho com pincel do que pintura, procedimento muito próximo do seu professor João Fahrion (1898–1970) e uma figura com interior, um retrato que vai além da representação da personagem com a cuidadosa transcrição do interior no qual está a figura. O cuidado extremo com a representação do interior ultrapassa os limites do retrato e indica uma preocupação com a representação das superfícies. Essa vocação para a frontalidade e para a representação na superfície da tela se tornará uma característica distintiva na obra de Iberê Camargo, maneira que se atenuará somente nos últimos anos de sua carreira.”

GOMES, Paulo. Iberê e seu ateliê: as coisas, as pessoas e os lugares. Fundação Iberê Camargo: Porto Alegre, 2015. p. 78.