Maria, 1984
óleo sobre tela
55 x 78 cm
Acervo Fundação Iberê

Tombo P079

Foto © Fundação Iberê

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“Os retratos de Iberê Camargo se parecem com ele: autorretratos. Maria, pintada pelo artista (1984), é como ele. Tal como se parecem também com Iberê muitas outras pessoas pintadas por ele ao longo do tempo, seja nos traços faciais, no porte esguio e longilíneo. Na verdade, Iberê parece literalmente reafirmar Leonardo e Marc Le Bot: todo retrato e um autorretrato.
Retrato que congela o tempo pessoal do autor, mas que se condena a viver o embate de outro tempo: a história da arte. A pintura é um espelho onde o corpo se faz à sua imagem e semelhança. Espelho onde o corpo imaginário se projeta e vive a imobilidade. […]”

HERKENHOFF, Paulo. Alguns do múltlipo Iberê. In: BERG, Evelyn. Iberê Camargo: coleção contemporânea 1. FUNARTE, Instituto Nacional de Artes Plásticas/ Museu de Arte do Rio Grande do Sul: Rio de Janeiro, 1985. p. 62-63.