Os cinco momentos que marcaram a trajetória do estilista japonês Tomo Koizumi

03.fev.21

A partir de 6 de março, a Fundação Iberê, em parceria com a Japan House São Paulo, apresenta a exposição “O fabuloso universo de Tomo Koizumi”. A mostra marcará o início do processo de criação do Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Instituição. Veja abaixo cinco momentos que marcaram a trajetória profissional do estilista:

1 – Estilista de Lady Gaga
A marca homônima de Tomo Koizumi nasceu quando uma amiga postou nas redes sociais uma foto usando uma de suas criações. A imagem chegou até o dono de uma multimarca de Tóquio, que entrou em contato com o estilista solicitando a peça para sua loja. A partir desse momento, Tomo começou a trabalhar como assistente de um figurinista japonês, e depois como figurinista. Em meio a essa transição, vestiu artistas pop do Japão e a cantora pop Lady Gaga, começando a ganhar reconhecimento na área.

2 – Descoberto pela editora de moda Katie Grand
O rumo da carreira de Tomo mudou quando recebeu uma mensagem da jornalista e stylist Katie Grand, o convidando para fazer um desfile. Katie acidentalmente achou o perfil do estilista no Instagram e se apaixonou pelo seu trabalho, enxergando a oportunidade de lançá-lo na indústria da moda. A semana de moda de Nova York (New York Fashion Week) era a oportunidade perfeita para repercutir as peças de Tomo e alcançar o objetivo.

3 – Desfile na loja do estilista Marc Jacobs
Katie Grand teve a ideia de fazer o desfile de moda na loja de Marc Jacobs, localizada na Madison Avenue. Com quase todo evento pronto, Tomo selecionou as peças de uma coleção com a ajuda de apenas um assistente e criou alguns vestidos novos, se inspirando em pinturas abstratas. Marc Jacobs e Kate Grand fizeram a lista de convidados um dia antes do desfile. O desfile foi um sucesso, causando uma grande repercussão dos vestidos de Tomo Koizumi nas mídias sociais.

4 – Indicado ao prêmio LVMH
No mesmo ano do seu desfile de estreia, Tomo foi considerado um dos 500 nomes mais influentes da moda, na lista anual do Business of Fashion. Em 2020, foi um dos selecionados para concorrer ao prestigiado Prêmio LVMH (LVMH Prize for Young Fashion Designers), que se compromete a impulsionar e investir em novos talentos da moda. Por conta da pandemia, a premiação não ocorreu, dividindo seus benefícios entre os oito finalistas ー e o estilista japonês foi um deles.

5 – Coleção Cápsula Emilio Pucci
Alguns meses depois, Tomo anunciou uma colaboração com Emilio Pucci. Desde a saída de Massimo Giorgetti, em 2017, a marca italiana tem apostado em coleções cápsulas assinadas por diferentes designers. A colaboração para o Verão 2021 foi composta por 11 looks de organza, camisetas, sandálias e uma bolsa.

Sobre a exposição “O fabuloso universo de Tomo Koizumi”:
A mostra conta com surpreendentes criações do designer japonês Tomo Koizumi. Nesta exposição inédita, criada para a Japan House São Paulo, o estilista propôs um panorama da moda contemporânea sob seu olhar que foge das tendências tradicionais e ousa em cada corte de tecido.

Fonte: https://elle.com.br/moda/conheca-o-trabalho-do-estilista-tomo-koizumi-em-exposicao-na-japan-house-sp/