OSPA apresenta recital gratuito na Fundação Iberê

22.out.19

Repertório nacional se destaca na programação, com entrada franca, que ocorre no dia 27 de outubro, domingo, às 16h

No próximo domingo (27), a Fundação Iberê recebe mais uma vez a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) para o sétimo recital da Série Música de Câmara 2019. A apresentação, que ocorre às 16h, fica por conta do Recital Plural, grupo composto por José Milton Vieira (trombone), Paulo Bergmann (piano) e Douglas Gutjahr (pandeiro), músicos da OSPA e convidado que compartilham o interesse pela música e o prazer da convivência com a arte. O programa é formado por um repertório majoritariamente nacional, incluindo peças de compositores da OSPA.

Sobre o repertório
O programa inicia com “Sonatina”, obra que surgiu do convívio do compositor Rodrigo Lima (1976) com os trombonistas Lucas Borges, Alciomar Oliveira e Carlos Eduardo Mello, para quem a dedicou.

Marcada por forte colorido modal, tem como foco a escritura rítmica no primeiro e no último movimentos, na qual trombone e piano conversam, construindo e desconstruindo pulsos e sonoridades. Em seguida a peça de Diego Silveira (1975) “Serra de Tremitação” é executada. O grupo interpreta “Modinha de Infância” do autor Fernando Deddos (1983), que é definida como “uma obra simples no cantar (trombone) e torta ao caminhar (piano), assim como a infância”. O autor se inspira na sonoridade das tradicionais modinhas e músicas populares da passagem entre os séculos 19 e 20 com verniz contemporâneo. Na peça “Do Vento ao Toque”, do compositor Douglas Gutjahr (1983), trombone e pandeiro dialogam com melodias que remetem ao cancioneiro popular.

“Notes of Love”, composta por Nicola Ferro (1974) em 2009 para o trombonista norte-americano Joseph Alessi, evidencia a versatilidade sonora do trombone com sua grande beleza e seu virtuosismo lírico claramente explícito. O piano também é protagonista na obra, com encadeamentos harmônicos e linhas melódicas, fazendo complementação perfeita ao trombone. “Pedacinhos do Céu”, de Waldir Azevedo (1923-1980), composta na década de 1950, ajudou na projeção internacionaldo compositor. Encerrando a apresentação da tarde, “Zabumdone”, do compositor Moisés Santos (1962).

Serviço:
Recital da OSPA no Iberê Camargo – Série Música de Câmara
Quando: 27 de outubro | Domingo | 16h
Local: Auditório da Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2000)
ENTRADA FRANCA