Prêmio DANA de Incentivo à Produção em Artes Visuais

06.fev.19

O Prêmio DANA de Incentivo à Produção em Artes Visuais chega à sua 5ª Edição, e a Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e o Quiosque da Cultura de Gravataí divulgam para artistas visuais maiores de 16 anos, residentes em Gravataí e demais municípios do Estado do Rio Grande do Sul, o período de inscrições que inicia em 30 de janeiro e se estende até 20 de março de 2019. Com Patrocínio Master da Dana Holding Corporation e apoio da SOGIL, IEAVi e Associação Chico Lisboa, este ano, o Prêmio também recebe o apoio institucional da Fundação Iberê. Os artistas interessados em concorrer ao Prêmio, podem baixar o edital e formulários para inscrição no site da Prefeitura de Gravataí (Edital nº 01/2019 – Prêmio DANA 2019).

O Prêmio, que já possibilitou a realização de 27 exposições ao longo das quatro edições anteriores, incentiva e apresenta a produção de artistas visuais com projetos selecionados para expor no Quiosque da Cultura em 2019. Ao todo, receberão o incentivo de R$3.000,00, pela Categoria Destaque, 4 projetos cujos proponentes residam em Gravataí e 3 projetos para artistas de outras regiões do Estado do Rio Grande do Sul receberão o incentivo financeiro de R$2.000,00 pela Categoria Extensão. O grande diferencial do Prêmio DANA e uma conquista para a comunidade cultural, é que os artistas selecionados recebem o incentivo financeiro trinta dias antes do primeiro dia de sua exposição, o que viabiliza a pesquisa e a produção artística.

Para artistas interessados em concorrer ao Prêmio, há previsão de duas Oficinas gratuitas para capacitação e elaboração de projetos de exposição, com inscrições de 18/02/19 a 22/02/19 pelo e-mail smcel.quiosque@gravatai.rs.gov.br. Aos artistas que residem em Gravataí a oficina ocorrerá no dia 26 de fevereiro no Quiosque da Cultura, e a fim de facilitar o acesso de artistas de outros municípios do Estado, no dia 27 de fevereiro ocorrerá a segunda oficina gratuita para Capacitação e Elaboração de Portfólios Artísticos, de acordo com edital do Prêmio DANA 2019, desta vez na Fundação Iberê Camargo, nova parceira do Prêmio. Destaca-se que para os interessados em ministrar as duas oficinas, estão abertas inscrições até dia 08 de fevereiro para contratação de oficineiro de Artes Visuais, com avaliação de currículo e experiência. O Edital de Chamamento Público para contratação de oficineiro pode ser baixado clicando aqui. A inscrição deverá ser procedida com a entrega da documentação exigida, que deverá ser entregue no Setor de Compras da Secretaria Municipal de Administração de Gravataí, localizado na Rua Antônio Donga, nº 053, CEP: 94035-270 – Centro – Gravataí/RS.

A edição 2019 do Prêmio DANA totalizará 50 dias de inscrições, que poderão ser feitas de 30 de janeiro a 20 de março de 2019, pessoalmente, com a entrega de documentação exigida em envelope lacrado na sede da SMCEL (Rua Antônio Donga, nº 15 – Bairro Centro – Gravataí/ RS – CEP: 94035-270. Fone: (51)3484.6681) ou com o envio da documentação por Sedex para o mesmo endereço.

Após as fases de Seleção e Habilitação, segundo o cronograma, no dia 17 de abril ocorrerá a Cerimônia de Premiação, quando então serão divulgados ao público os grandes vencedores. Maiores informações sobre o edital podem ser obtidas com Mari Velleda, Técnica Superior em Artes Visuais da SMCEL, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Quiosque da Cultura, ou pelo e-mail: smcel.quiosque@gravatai.rs.gov.br.