Atividades de abril

26.fev.24
O Educativo da Fundação Iberê preparou uma série de atividades para o mês de abril na Fundação Iberê.
São oficinas artísticas e mediações especiais pelas exposições. As atividades são gratuitas.
 
Tatogravura / capturas do entorno | 7 de abril
Entramos em contato com os lugares de diversas formas, vemos, ouvimos. Nos trabalhos de Vergara o sentido de maior importância é o quanto mais táctil for possível. Tem de ir até o local, pegar mesmo que seja a fina poeira depositada no chão. Simples fotografia não pode se acabar em si tão facilmente. A oficina vai oferecer possibilidades tácteis para a criação de um trabalho artístico, partindo da coleta de elementos naturais durante o percurso realizado pelo grupo no entorno da Fundação, utilizando lenço de bolso e cola.
Dia: 7 de abril | Horário: 15h às 17h Número de participantes: 16 participantesFaixa etária: a partir de 12 anos
 
Contornos da natureza | 14 de abril
Quais são os detalhes que sentem o papel e o giz? Explorando a técnica da frotagem vamos encontrar as linhas naturais que constroem os elementos na natureza e a partir dessas aparições, impressas às cegas, vamos ressaltar para os olhos o que os dedos sentem. Finos são os veios vistos em uma folha contra o sol, no entanto são esses detalhes que atravessam a folha de papel e permitem a sua impressão.
Dia: 14 de abril | Horário: 15h às 17h Número de participantes: 16 participantesFaixa etária: de 6 a 12 anos
 

Mediação Especial – Eclipse, abandono e solidão: a paleta escura na obra de Iberê | 20 de abril
A Fundação Iberê Camargo convida para a mediação especial Eclipse, abandono e solidão: a paleta escura na obra de Iberê. Nesse encontro conversaremos, dentre outros aspectos, sobre as cores escuras nas obras do pintor, e, também, as possíveis interpretações a respeito dessa estética densa na obra do artista. A fase final da carreira de Iberê Camargo possui tom trágico e dramático denotado pela absolvição excessiva da luz. O conjunto de obras da exposição Eclipse enfatiza essa estética obscura e enigmática. Venha dialogar conosco sobre as pinturas de Iberê que fazem parte desta exposição.
Dia: 20 de abril | Horário: 15h às 17h Número de participantes: 15 participantesFaixa etária: a partir de 12 anos
 

Mediação em travessia | 21 de abril
Carlos Vergara, em sua prática artística, se envolve com as possibilidades oferecidas pelo local em que se encontra, potencializadas por derivas e viagens. Por isso, nessa mediação especial iremos realizar um trajeto conectando as duas exposições do artista que abriam em Porto Alegre. O percurso inicia com uma mediação na Fundação Iberê Camargo e, atravessando o Guaíba por meio do Catamarã, seguimos para a segunda parte da mediação que finaliza no MARGS.
Dia: 21 de abril | Horário: 14h às 17h Número de participantes: 25 participantesFaixa etária: Livre
*Atividade gratuita, incluindo o deslocamento de catamarã do Pontal até o centro de Porto Alegre
Solicitamos atenção na participação desta atividade, caso não consiga comparecer a atividades, solicitamos que nos informe pois estamos trabalhando com lista de espera.