“Caverna dos Sonhos Esquecidos”, de Werner Herzog

23.ago.18

Caverna dos Sonhos Esquecidos, de Werner Herzog, 1h30 min, 2010, França/Canadá/EUA/Reino Unido/Alemanha

* sessão comentada com Jailton Moreira

Em Caverna dos Sonhos Esquecidos, um lugar extraordinário e desconhecido é revelado, pela primeira vez, pelo diretor alemão Werner Herzog. A Caverna de Chauvet, no sul da França, um dos mais importantes sítios de arte pré-histórica do mundo, reúne as mais antigas criações pictóricas da humanidade. Filmado em 3D, Herzog capta a beleza dos desenhos e o admirável interior da caverna, onde apenas poucos cientistas tem permissão para entrar. Descoberta apenas em 1994, Chauvet guarda centenas de pinturas rupestres intocadas que retratam 13 espécies diferentes, incluindo cavalos, bois, leões, ursos e rinocerontes, que remontam a mais de 30.000 anos. Caverna dos Sonhos Esquecidos revela um dos mais inspiradores locais da Terra.

O filme participou de vários festivais internacionais de cinema, entre eles: Toronto International Film Festival, Berlin International Film Festival, Hong Kong International Film Festival, Guadalajara International Film Festival, Festival,Buenos Aires International Film Festival e Taipei Film Festival.

Assista o trailer:

Werner Herzog nasceu em Munique, na Alemanha, em 1942. Em 1968, realizou seu primeiro longa, Sinais de Vida que recebeu o Urso de Prata no Festival de Berlim. Desde então, dirigiu mais de cinquenta filmes, além de ter publicado diversos livros e dirigido peças de teatro e óperas. Seus filmes receberam inúmeros prêmios, entre os quais se destacam: o grande prêmio do júri do Festival de Cannes por O Enigma de Kaspar Hauser (1974) e o prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes por Fitzcarraldo (1982). Sua filmografia inclui, entre filmes de ficção e documentários: Aguirre, A Cólera dos Deuses (1972), Nosferatu – O Vampiro da Noite (1978), O País Onde Sonham as Formigas Verdes (1984), Meu Melhor Inimigo (1999), Além do Azul Selvagem (2005), O Homem Urso (2005), Vício Frenético (2009).

Jailton Moreira é artista, professor e curador, atuando em diferentes contextos da arte contemporânea. Bacharel em Artes Plásticas pela UFRGS. Entre 1980 e 1992, foi professor na Escolinha de Arte da Associação Cultural dos Ex-Alunos do Instituto de Artes da UFRGS. Entre 1993 e 2009 coordenou junto com Elida Tessler o TORREÃO, espaço de produção e pesquisa em Arte Contemporânea em Porto Alegre.
Como artista participou de várias exposições individuais e coletivas com destaque para Trabalhos Insistentes – Galeria Obra Aberta (Porto Alegre, 2002), III e V Bienal de Artes Visuais do Mercosul (Porto Alegre, 2001/2005), Panorama de Arte Brasileira do MAM de São Paulo (São Paulo, 2001/2003/2005), Tropicália – A Revolution in Brazilian Culture – MAC de Chicago e Barbican Gallery de Londres (2005), V e X Salão Nacional de Artes Plásticas, FUNARTE/INAP (Rio de Janeiro,1982/1988).

Caverna dos Sonhos Esquecidos integra o programa de cinema paralelo às exposição Iberê Camargo: formas em movimento e Caixa Preta, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada)

Agradecimento especial: Jailton Moreira

Distribuição: Zeta Filmes
Classificação indicativa: Livre