Cine Iberê | Histórias da Insônia

22.jul.19

Histórias da Insônia, de Jonas Mekas1h 51min, 2011, EUA

* sessão comentada com Rafael Valles

Histórias da Insônia é uma jornada insone com Jonas Mekas pelas noites de Nova Iorque, em casas de amigos, ateliês de artistas, galerias de arte, bares, clubes e no palco. Encontros descontraídos com conhecidos da cena underground novaiorquina, com seus amigos e familiares, em um filme-diário sobre a insônia. No elenco de Histórias da Insônia, entre outros: Louis Garrel, Marina Abramovic, Carolee Schneemann, Louise Bourgeois, Yoko Ono, Hans Ulrich Obrist, Patti Smith.

Jonas Mekas, sobre seu filme: Histórias de Insônia (Sleepless Nights Stories) surgiu a partir da minha leitura do clássico As Mil e Uma Noites. Embora minhas histórias, ao contrário dos contos árabes, sejam todas advindas da vida real, elas também – em alguns pontos – vagueiam em direção a outro lugar, para além da realidade cotidiana. Meu filme contém cerca de vinte e cinco histórias diferentes. Os temas destas histórias abarcam uma ampla gama de sentimentos, geografias, angústias pessoais e episódios. Não são histórias muito grandes, não para as grandes telas, pelo menos: tratam-se de grandes histórias pessoais… E é verdade, você encontrará algumas provocações…

Mas este sou eu, um “eu” dentre vários outros.  Até mesmo a pergunta “o que é uma história” já é por si mesma uma pergunta provocante.

 

Jonas Mekas (1922-2019). Nasceu numa cidade rural da Lituânia e viveu em Nova Iorque desde 1944 até sua morte.Grande realizador do cinema de vanguarda mundial, também escreveu livros de poesia, prosa e assinou coluna sobre cinema no jornal Village Voice. Em 1962, fundou uma cooperativa de cineastas e, em 1964, uma cinemateca de cineastas que cresceu junto ao Anthology Film Archives, um dos mais importantes acervos de cinema de vanguarda e que também realiza projeções de filmes. Conhecido como realizador que apresenta sua poética em filmes-diários, autorais. Mekas também foi um acadêmico ativo, lecionou na New School for Social Research, the International Center for Photography, Cooper Union, New York University, and MIT.

Seu filme The Brig recebeu o Grande Prêmio de Documentário no Festival de Veneza de 1964. Na sua filmografia, entre outros filmes:  Walden (1969), Reminiscences of a Journey to Lithuania (1972), Lost Lost Lost (1975), Scenes from the Life of Andy Warhol (1990), Scenes from the Life of George Maciunas (1992), As I was Moving Ahead I saw Brief Glimpses of Beauty (2000), Letter from Greenpoint (2005), Sleepless Nights Stories (2011) and Out-takes from the Life of a Happy Man. Em 2007,  o realizador completou a série de 365 filmes curtos publicados na internet – um filme a cada dia – e continuou compartilhando novos trabalhos em seu website. Desde 2000, Mekas expandiu suas obras para a área de filme instalações, exibindo-as na Serpentine Gallery, no Centre Pompidou, no Musée d’Art moderne de la Ville de Paris, no Moderna Museet (Stockholm), no PS1 Contemporary Art Center MoMA, na Documenta de Kassel, no Museum Ludwig de Cologne, no State Hermitage Museum em St. Petersburg e na Bienal de Veneza.

Rafael Valles é pesquisador, documentarista e docente nos cursos de Cinema e Audiovisual e Animação na UFPel. Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS), com Doutorado Sanduíche na Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación, na Universidad Carlos III de Madrid (Espanha). Mestre em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Cine (FUC/ Argentina). Autor da tese “Narrar o vivido, viver o narrado – uma análise sobre a construção do diário na obra de Jonas Mekas” (2018) e do livro “Fotogramas de la memorias – Encuentros con José Martínez Suárez (ENERC/INCAA, 2014).

Histórias da Insônia integra o programa de cinema em diálogo com a obra Aranha, de Louise Bourgeois, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada)

Agradecimentos especiais: Gustavo Beck, Patrícia Mourão e Pipi Chodorov

Distribuição: Re:Voir

Classificação: 14 anos