Cine Iberê | O Pintor; de Joel Pizzini

01.jul.19

O Pintor, de Joel Pizzini, 48min, 1995, Brasil

+ Registros em vídeo de Iberê Camargo pintando retratos, realizados por Enio Soliani

*Sessão comentada com Tina Zappoli e Enio Soliani

O Pintor é um documentário que aborda a vida e obra de Iberê Camargo, um dos principais nomes da pintura brasileira no século XX. O filme enfoca os anos de formação do artista e mostra como sua obra foi se tornando cada vez mais poética e dramática. A fotografia do filme é de Mario Carneiro.

Joel Pizzini é autor de filmes-ensaios, videoinstalações e textos críticos, que conquistaram dezenas de prêmios nacionais e internacionais. Filmes como Enigma de um Dia (1996) e Anabazys (2009) representaram o país no Festival de Veneza, assim como Glauces, Estudo de um Rosto (2001) e Dormente (2005) que concorreram, respectivamente, em eventos importantes como o Festival de Locarno e Oberhausen. Seu primeiro curta, Caramujo-Flor (1989), ganhou o prêmio principal no Festival de Huelva (Espanha). Com os longas 500 Almas (2004) e Anabazys (2009) conquistou os prêmios de Melhor Filme, Som e Fotografia, o prêmio Especial do Júri e o de Melhor Montagem, nos Festivais do Rio, de Mar del Plata e de Brasília, entre outros. Em 2012, realiza o longa-metragem Olho Nu, sobre Ney Matogrosso, e em 2015, o curta-metragem Mar de Fogo, a partir do universo de Mário Peixoto. É conselheiro da Escola do Audiovisual de Fortaleza; professor da Faculdade de Artes do Paraná; curador da restauração da obra de Glauber Rocha e codiretor com Paloma Rocha dos documentários extras dos Dvds do cineasta; Foi curador das retrospectivas Faces de Casavetes, Festival Jodorowsky, Estratégia do Sonho, o Primeiro cinema de Bertolucci, e Ocupação Sganzerla; participou do projeto Artecidade, Bienal de São Paulo e Bienal do Mercosul com videoinstações e direção de performances.Atualmente finaliza seu novo filme Rio da Dúvida, que mescla documentário e ficção.

Tina Zappoli é galerista e marchand. Foi retratada por Iberê Camargo. Dirige a Galeria Tina Zappoli ao lado de Marinho Neto.
Iberê foi seu artista representado, e amigo.

Enio Soliani é geólogo. Foi retratado por Iberê Camargo. Com sua câmera de vídeo VHS, registrou o processo de criação do seu amigo Iberê, no ateliê, no ato da pintura e do desenho. Algumas destas obras são retratos.

O Pintor e registros em vídeo de Enio Soliani integram o programa de cinema em diálogo com exposição Selfie: Iberê em modo retrato, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada, sujeita à lotação)

Classificação livre.