“Contos da noite” | de Michel Ocelot

04.out.18

Em homenagem ao dia das crianças, vamos promover uma série de atividades infantis no feriado, sábado e domingo a fim de comemorar junto aos pequenos e suas famílias a importância do brincar em coletivo. Integrada à Programação do Cine Iberê, no domingo será exibido o filme de animação de Michel Ocelot, no conto de fadas Contos da noite.

Filme de animação de Michel Ocelot, no conto de fadas Contos da noite, todas as noites, uma menina, um menino, e um velho técnico se reúnem em um pequeno cinema. Embora o lugar pareça abandonado, ele é cheio de magia. Os três amigos pesquisam, inventam, desenham e se vestem como diversos personagens, a cada noite, encenam uma história, uma fantasia. Há bruxas e fadas, reis poderosos, lobisomens, belas e cruéis mulheres, catedrais e cabanas de palha, cidades de ouro e florestas escuras. Eles se sentem vivendo uma noite mágica em que tudo é possível.

Michel Ocelot nasceu em 1943 na Côte d’Azur, França, mas passou a infância em Guiné, oeste da África. Considerado um mestre da animação, Ocelot elabora os roteiros de seus filmes a partir de referências estéticas e narrativas dos contos tradicionais de diversas culturas, buscando valorizar as diferenças étnicas, religiosas e culturais. Seus filmes trazem o universo de príncipes, princesas, fadas, feiticeiras e o famoso menino africano Kirikou. Formou-se em Artes na École régionale des Beaux-Arts, em Angers, na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris, e no California Institute of the Arts, em Los Angeles, e iniciou-se na animação fazendo curtas-metragens e séries de TV. Mas foi o seu primeiro longa-metragem, Kirikou e a Feiticeira (1998) que o tornou conhecido do grande público. O filme conquistou diversos prêmios, entre os quais o Grand Prix em Annecy. Ocelot dirigiu também os longas: Príncipes e Princesas (2000), Kirikou e os Animais Selvagens (2005) e As Aventuras de Azur e Asmar (2006).
Por Contos da Noite, Michel Ocelot recebeu o Prêmio Henri-Langlois para filme de animação (2011).

Contos da noite integra as atividades do Programa Educativo e o programa de cinema paralelo às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada)

Distribuição: Zeta Filmes
Classificação indicativa: Livre