Contos indígenas e oficina de gravura com Xadalu

25.out.19

Os contos, lendas e histórias indígenas estão muito mais presentes em nossas vidas do que imaginamos. Quem nunca ouviu alguém contar sobre a lenda do arco-íris? Ou da vitória régia? Ou, ainda, a origem da mandioca? Os contos indígenas trazem valores como o reconhecimento da sabedoria dos mais velhos e o respeito à natureza.

Para aproximar as crianças da cultura indígena, Xadalu irá apresentar os contos e histórias, brinquedos, animais e suas obras e gravuras. O artista irá mostrar que a cultura indígena está viva e presente.

Durante o encontro, as criança farão a introdução à técnica da gravura a partir da experimentação, criando suas próprias obras inspiradas nas ilustrações e objetos apresentados, investigando as diferentes possibilidades de representação de imagens. Ao final da atividade cada criança levará a sua gravura para casa.

Xadalu é artista visual urbano com uma obra que transita entre intervenções nas ruas e exposições em museus, galerias e centros culturais. Sua produção diversificada mescla as colagens da sticker art a técnicas e linguagens como a serigrafia, a pintura, a fotografia e o objeto. As questões indígenas acompanham seu trabalho desde o início. Com o envolvimento, realiza temporadas de residência
artística em aldeias do sul do Brasil e da Argentina produzindo obras nas comunidades.

A oficina faz parte da parceria entre a Fundação Iberê e a Feira do Livro de Porto Alegre em promover a ”Feira fora da Feira”. Essa atividade é realizada através apoio da empresa parceira: CMPC Celulose.

A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e indicada para crianças dos 6 aos 12 anos.

Data: 17 de novembro | 10h às 11h30
Local: Praça de Autógrafos – Ciclo Arte na Praça | Praça da Alfândega