Conversa com a artista Denise Gadelha

10.jan.19

O que acontece com um trabalho acometido por um desastre climático? Qual a natureza de uma obra de arte que se transforma, reconfigura e protagoniza os eventos que a danificaram?

No sábado, 19 de janeiro, te convidamos a mergulhar nas mutações da obra de Denise Gadelha que participam da exposição Náufragos na Correnteza do Tempo. A artista estará presente para uma conversa com o público, revelando os bastidores do processo de trabalho em diálogo com a dinâmica de montagem.

A atividade é gratuita, com inscrições no local.

Sobre a Artista:

Denise Gadelha nasceu em 1980, Belém, PA. Gaúcha de criação, vive e trabalha em São Paulo. É mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAVI da UFRGS. Em 2017 participou das mostras Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca (Pina_SP), O que a Imagem Não Revela (ISLA, São Paulo) e De Rerum Natura (Camera F. Lugano, Suíça). Organizou a mostra PHOTO-PAGED (Centre de la Photographie Genève, Suíça), TransNaturae (MIA-Photo Fair, Milão, Itália), os eventos Livrotecagem + Escambo (Galeria Vermelho, SP). Dentre as exposições anteriores destaca-se a Bienal de Fotografia de Lima com a individual DúO na Galeria El Ojo Ajeno, Peru, 2014; Meta-espaço, na Funarte São Paulo, 2010; A Ideia de História na Bolsa de Arte de Porto Alegre, 2008; Observatório, no Torreão, em POA, 2006 e Condensável, na Galeria Lunara, Usina do Gasômetro, POA, 2001. Entre as principais coletivas sobressaem Geração 00: a Nova Fotografia Brasileira, Sesc Belenzinho, São Paulo, 2011; Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros, Itaú Cultural, São Paulo, 2010; Coleção MAM-BA, 50 Anos de Arte Brasileira, Salvador, 2009, Grandes Formatos, MAM-RJ, Rio de Janeiro, 2008; Paradoxos – Rumos Itaú Cultural 2006-7, em várias cidades.

 

Imagem: Vista parcial da exposição “Náufragos na Correnteza do Tempo”, em cartaz na Fundação Iberê Camargo de 08 de dezembro de 2018 a 03 de março de 2019. Foto © Denise Gadelha