Programa Educativo | Atividades

08.jul.25

O Programa Educativo da Fundação Iberê preparou uma série de atividades para o mês de outubro.

Confira a programação:

04 de outubro – Oficina Iberê para Colorir: Desenhando com Iberê
O Educativo da Fundação Iberê te convida para uma série de oficinas durante outubro na instituição. Utilizaremos como ponto de partida propostas do livro “Iberê para Colorir”.  Iberê Camargo muitas vezes representou elementos da natureza em suas pinturas e desenhos. Muitas vezes o artista as desenhava sem as folhas pois se identificava com as árvores assim, desnudadas pelo inverno. Nesta atividade, te convidamos a observar a natureza no entorno da Fundação Iberê, como estão as árvores que compõem nossa mata? A partir desse exercício de observação, nos dedicaremos a criar nossa própria floresta a partir de desenhos de Iberê.
Dia: 04 de outubro
Horário: 15 às 17h
Número de participantes: 15 vagas
Faixa etária: a partir de 7 anos
Local: Fundação Iberê
05 de outubro – Mediação em libras José Antônio da Silva — Pintar o Brasil
O Educativo da Fundação Iberê convida o público para uma mediação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) sobre a exposição José Antônio da Silva — Pintar o Brasil.  José Antônio da Silva foi um artista que viveu no campo e transformou suas memórias, sentimentos e experiências em pintura. Vamos conversar sobre as paisagens da memória, a vida rural, a conexão entre o artista e sua arte, além das técnicas, cores e escolhas que marcam sua produção.
Dia: 05 de outubro
Horário: 15h às 16h
Faixa etária: Livre
Local: Fundação Iberê
Atividade sem necessidade de inscrição prévia
11 de outubro – Oficina Iberê para Colorir: Natureza morta
O Educativo da Fundação Iberê te convida para uma série de oficinas durante outubro na instituição. Utilizaremos como ponto de partida propostas do livro “Iberê para Colorir”. Já ouviu falar em natureza-morta? É uma categoria de arte onde o artista monta uma cena com objetos inanimados, que podem ser louças, frutas, livros, flores, entre outros, para desenhar ou pintar. Nesse tipo de produção não tem presença de seres humanos ou animais na imagem, por isso chamamos de natureza-morta. Para esta atividade te convidamos a trazer um pequeno objeto que tenha uma memória afetiva para montarmos uma composição de natureza-morta que será o ponto de observação para desenharmos.
Dia: 11 de outubro
Horário: 15 às 17h
Número de participantes: 15 vagas
Faixa etária: a partir de 7 anos
Local: Fundação Iberê
18 de outubro – Oficina de produção cênica: Descobrindo os bastidores
Na oficina serão apresentados elementos e estruturas básicos de produção cênica: figurino, cenário, iluminação, trilha sonora, maquiagem e adereços, divulgação e local de apresentação. As crianças experimentarão conversa sobre cena e bastidores, circuito com diversos materiais de cena e de produção, montagem uma cena de Dança e organização dos materiais, além de assistirem a uma performance. Convidamos o público a ouvir, dialogar e refletir, sendo participantes ativas no processo de produção e experimentação. O objetivo é, ao apresentar elementos e estruturas de produção cênica para as crianças, aproximá-las das artes cênicas, especialmente da Dança, contribuindo para a valorização de seus profissionais.
Dia: 18 de outubro
Horário: 15 às 17h
Número de participantes: 15 vagas
Faixa etária: de 7 a 12 anos
Local: Fundação Iberê
19 de outubro – Espetáculo Cantando com Cuidado
A Fundação Iberê convida o público para o show Cantando com o Cuidado Que Mancha com a dupla Raquel Grabauska e Claudio Veiga, uma coletânea das principais músicas do grupo que passa por todos os espetáculos da companhia que faz 30 anos em 2025. O espetáculo conta com os temas da Mulher Gigante, Família Sujo, o Natal de Natanael, Sabrina, 40 fantasmas, Mais uns amigos, Ouvindo Coisas, Quem não Dança Balança a Criança, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca. Além destas, ainda está no repertório “Tem Monstro”, faixa integrante do álbum Terrorzinho que pode ser ouvido nas principais plataformas e um trecho do Peixe que não falava, livro lançado no início deste ano.
Dia: 19 de outubro
Horário: 15 às 16h
Faixa etária: Livre
Local: Fundação Iberê
Atividade sem necessidade de inscrição prévia
25 de outubro – Oficina com Libras: Paisagens Afetivas em Colagem
Inspirados na exposição Pintar o Brasil, de José Antônio da Silva, convidamos os participantes a refletirem sobre suas próprias memórias afetivas, assim como o artista fazia em suas obras. Após uma mediação acessível em Libras, será realizada uma oficina prática em que cada pessoa poderá experimentar a criação de paisagens por meio da técnica da colagem, utilizando papéis, cores, texturas e fotografias. Mais do que um exercício artístico, a atividade busca aproximar o público dos processos criativos de José Antônio da Silva, valorizando a autonomia, a experimentação e a diversidade de olhares dentro do espaço cultural.
Dia: 25 de outubro
Horário: 15 às 17h
Número de participantes: 15 vagas
Faixa etária: a partir de 16 anos
Local: Fundação Iberê
26 de outubro – Iberê para Colorir: Cenários coletivos
A equipe do educativo da Fundação Iberê convida para participar de uma oficina construída a partir do livro “Iberê para Colorir”. Pensando nas personagens “Idiotas” da produção artística de Iberê Camargo e do gatinho do artista, o Martim, criaremos em conjunto cenários sequenciais para contar uma história para esses personagens. Depois, em grupo, vamos contar as histórias ilustradas e trocar ideias a partir do que foi desenvolvido. Vem criar com a gente!
Dia: 26 de outubro
Horário: 15 às 17h
Número de participantes: 15 vagas
Faixa etária: a partir de 7 anos
Local: Fundação Iberê