Programa Educativo | Atividades de Dezembro

27.nov.24

Para o mês de dezembro, o Programa Educativo da Fundação Iberê preparou uma uma série de atividades para todas as idades:

01 de dezembro | Oficina de Narrativa Coletiva
No primeiro domingo do mês de dezembro, convidamos o público para uma atividade que visa explorar o universo colaborativo. Nos inspirando na produção do Coletivo Mahku, presente na mostra itinerante da Bienal de São Paulo, propomos uma oficina onde os participantes irão se aventurar na elaboração de um exercício artístico produzido a diversas mãos.

01 de dezembro | 15h às 17h
Número de vagas: 15 vagas
Faixa etária: a partir de 7 anos

11 de dezembro | Oficina de desenho no Cisne Branco
A partir da exposição Iberê Camargo: Território das águas, o Educativo da Fundação Iberê convida o público para uma experimentação em desenho que acontece a bordo do barco Cisne Branco, explorando o Guaíba de Iberê. A atividade pretende explorar a vista das margens do Rio Guaíba como inspiração para o exercício de desenho de observação.

11 de dezembro | 15h às 17h
Número de vagas: 20
Faixa etária: A partir de 7 anos
Local: Cisne Branco

Na última semana de abertura da Fundação Iberê no ano de 2024 teremos uma série de atividades para o público, desenvolvemos o projeto Passaporte Iberê com 04 atividades ao longo da semana onde os participantes que comparecerem a todas recebem no último dia um catálogo de uma exposição de Iberê. O passaporte será elaborado pelos próprios participantes na primeira atividade do projeto, Oficina de Zine, no dia 19 de dezembro.

19 de dezembro | Passaporte Iberê: Oficina de zine
Durante o mês de dezembro, estaremos com uma série de atividades na Fundação Iberê para fechar o ano com criatividade. A primeira oficina desta semana será inspirada nas obras gráficas expostas na Coleção Oxenford, buscando explorar como os elementos gráficos podem extrapolar o meio e a própria escrita para desdobrar-se no espaço.

A partir disso, o Programa Educativo da Fundação Iberê convida o público a produzir seus próprios zines que servirão de passaportes para marcar presença nas atividades seguintes. A cada participação em uma atividade, o participante carimba seu passaporte e ao completar as cinco atividades, garantirá um brinde especial!

19 de dezembro | 15h às 17h
Número de vagas: 16
Faixa etária: Livre

20 de dezembro | Passaporte Iberê: Oficina de gravura
Durante o mês de dezembro, estaremos com uma série de atividades na Fundação Iberê para fechar o ano com criatividade. Você sabia que a gravura, uma das principais técnicas utilizadas pelo artista Iberê Camargo, é um procedimento milenar?

Para esta oficina o Programa Educativo da Fundação Iberê convida você a experimentar através da técnica. Utilizaremos diversas matrizes para imprimirmos as experimentações, incentivando o processo criativo.

20 de dezembro | 15h às 17h
Número de vagas: 15
Faixa etária: A partir de 11 anos

21 de dezembro | Passaporte Iberê: Oficina de bordado
Durante o mês de dezembro, estaremos com uma série de atividades na Fundação Iberê para fechar o ano com criatividade.  Nos inspirando na produção de Rosa Paulino, artista presente na mostra itinerante da Bienal de São Paulo, propomos uma oficina onde sugerimos que os participantes se aventurem na arte do bordado sem focar no produto final, mas buscando a experimentação com a linha e no processo.

21 de dezembro | 15h às 17h
Número de vagas: 15
Faixa etária: A partir de 7 anos

22 de dezembro | Passaporte Iberê: Apresentação Quarteto de Cordas
Para encerrar o projeto Passaporte Iberê e os desafios que o ano de 2024 nos lançou, no último domingo de casa aberta do ano teremos apresentação de quarteto de cordas no Átrio da Fundação Iberê. As peças foram escolhidas com muito esmero para dialogar com a amplitude do espaço propondo uma viagem através do tempo buscando se aproximar da profundidade dos sentimentos de Iberê Camargo. Memória e afeto nos guiam em uma relação com o passado, com uma nota de melancolia. Partimos de um mundo isolado e voltado para dentro, mas que ao mesmo tempo permanece ligado a outros mundos por linhas de fuga que nos permitem ter esperança em um futuro melhor.

22 de dezembro | 17h às 18h
Faixa etária: Livre

Sem necessidade de inscrição prévia