Programa Educativo | Atividades de Novembro

30.out.24

Para o mês de novembro, o Programa Educativo da Fundação Iberê preparou uma uma série de atividades para todas as idades:

03 de novembro | Domingos em concreto: Cenas
Todo o primeiro domingo do mês é dia de atividade educativa na Fundação Iberê. Como última edição dos Domingos em Concreto do ano, nossas sessões de desenho de observação com modelo vivo, vamos pensar nos jogos de cena. Iberê teve uma participação importante na cena teatral do país, produzindo cartazes de peças, projetando cenários e retratando os atores. Como exemplo temos a série de guaches “Agrotóxicos” em parceria com o grupo teatral Ói Nóis Aqui Traveiz, onde os atores criavam cenas sobre a degradação ambiental que o artista desenhava. Iberê se interessava pela dinâmica das cenas e a dramaticidade dos atores, e convidamos o público a também explorar o jogo teatral nessa oficina.

03 de novembro| 15h30 às 17h
Número de vagas: 10 vagas para os cavaletes e 10 vagas para pranchetas
Faixa etária: Livre

15 de novembro | Mediação especial: Território das águas
Iniciando a comemoração aos 110 anos do nascimento do artista, o Programa Educativo irá conduzir uma visita guiada pela fundação focando na trajetória de Iberê, sua relação com a cidade e o papel da Fundação em continuar seu legado. Essa é uma oportunidade, além de estar junto as obras, conhecer melhor o artista e abrir o diálogo.

15 de novembro| 16h às 17h
Número de vagas: 30
Faixa etária: A partir de 7 anos

17 de novembro | Oficina de gravura: Que objeto sou eu?
Iberê ao longo de sua carreira foi criando diversos símbolos, os mais marcantes como a bicicleta e os carretéis acabam virando também um símbolo do próprio artista, sua essência. Todos temos algo marcante, algum interesse ou atividade, que outras pessoas quando veem lembram de nós, pode estar ligado à nossa profissão ou gostos na hora do lazer, e que carregam muito de nossa personalidade. Nessa oficina de gravura convidamos o público a olhar para si e pensar; Que objeto sou eu?

17 de novembro| 15h às 17h
Número de vagas: 15
Faixa etária: A partir de 7 anos

20 de novembro | Kuumba conta histórias
Neste ano, comemoramos a implementação de data nacionalmente importante para nossa história, o dia da Consciência Negra. Zumbi dos Palmares representa um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão e nos inspira a buscar referências que abordem a valorização da cultura negra. Celebrando o feriado que homenageia a memória de Zumbi dos Palmares, teremos um espetáculo voltado para o público infantil. Kuumba é uma jovem viajante do tempo, que enfeita os cabelos com elementos da natureza! Ela conta histórias africanas e na Fundação Iberê ela irá contar a história de Anansi, um homem que podia se transformar em aranha e como ele conquistou o baú de histórias de Nyame, o Deus do céu! Anansi e o baú das histórias é parte da mitologia ashanti, o conto nos apresenta o triunfo da sagacidade sobre a força.

20 de novembro| 15h30 às 16h30
Número de vagas: 50
Faixa etária: Livre
Atividade sem necessidade de inscrição prévia