Educativo: Programação de novembro na Fundação Iberê

01.nov.23

Confira a programação de atividades do Programa Educativo da Fundação Iberê em novembro:

5 de novembro
Oficina de Gravura: O bicho e eu
Em diálogo com a exposição “Iberê Camargo: Vivo como as árvores, de pé”, o Educativo da Fundação Iberê te convida a participar da Oficina de Gravura: O bicho e eu! Rusti e Martim, os gatos, apareceram diversas vezes no trabalho de Iberê, que costumava dizer que o animal era melhor do que o homem. Em cenas domésticas cheias de afeto ou como elemento fantasmagórico acompanhando o artista em seu último trabalho, os animais aparecem na obra de Iberê para lembrar que nós, humanos, somos o único animal que destrói nosso próprio meio.Através de uma oficina de gravura utilizando a ponta seca, vamos pensar nossa relação com os animais.
Horário: 15h às 17h Vagas: 20 participantesFaixa etária: a partir de 10 anos

 

11 de novembro
Mediação em Libras
A partir de agosto a Fundação Iberê vem realizando uma mediação com tradução em Libras todo mês!
Nesta edição serão abordados trabalhados do artista Thiago Martins de Melo em mostra na exposição “Resistência”!
A atividade acontece das 15h às 16h30 e Simone Dornelles fará a tradução da mediação para Libras.
Horário: 15h às 16h30 Vagas: 25 participantes   Público alvo: adultos da comunidade surda
 
18 de novembro
Histórias em pinturas 
Em diálogo com a exposição “Resistência” de Thiago Martins de Melo, o Educativo da Fundação Iberê te convida a participar da oficina Histórias em Pinturas! Thiago Martins de Melo trabalha em suas pinturas monumentais sobreposição de narrativas, usando a tradição da pintura histórica para contar outras histórias, num jogo de tintas e protagonismos. Para esta oficina, convidamos o público a ocupar uma tela coletiva com suas histórias, e pensar, junto com Thiago, que partes de nossas trajetórias queremos denunciar, e quais queremos apaziguar.
Horário: 15h às 17h Vagas: 20 participantes Faixa etária: a partir de 10 anos

 

23 de novembro
A paleta e a caneta, o pintor escritor
O Educativo da Fundação Iberê Camargo convida o público para a Mediação Especial: “A paleta e a caneta, o pintor escritor”.
Nesse encontro discutiremos a exposição “Iberê Camargo: Vivo como as árvores, de pé”, enfatizando a relação de algumas obras da exposição com a vertente literária do artista. Na mediação comentaremos também sobre as iconografias dos animais e a fenomenologia da árvore, um dos temas centrais da exposição. Debateremos a série de trabalhos intitulada “Desastres” denotando o tom trágico e dramático da obra de Iberê, bem como a interface com o teatro que aparece nas séries de obras chamada “Agrotóxicos” e muito mais!
Horário: 15h às 17h Vagas: 20 participantesFaixa etária: livre