Iberê para Crianças

25.out.21

Iberê para Crianças apresenta ferramentas de interação, reflexão e conteúdo pedagógico sobre o universo da pintura, do desenho, da gravura e de processos de criação em artes visuais a partir da obra de Iberê Camargo. 

Dedicado ao público infantil, pode ser um instrumento de apoio para pais, professores e cuidadores que desejem introduzir as crianças no campo das artes. 

Sua criação foi baseada em obras do artista que incluem os Carretéis, os Ciclistas, as Idiotas e os Manequins, e tem seu gato de estimação, que se chamava Martim, como guia. 

Se você está em um computador, acesse clicando aqui.

Se você está utilizando tablet ou celular, baixe o app na Google Play e na App Store.

 

O gato Martim
Adotado por Iberê e Maria Coussirat Camargo, Martim vivia na rua, mas era tratado como filho do casal, como lembra o artista Eduardo Haesbaert: “Comecei a trabalhar diariamente com Iberê, no ateliê da Nonoai, e estabelecemos uma troca: ele me passava material e conhecimento e eu, a mão de obra, preparando matrizes, gravando com mordentes e fazendo edições. Logo veio o primeiro convite para jantar após a jornada de trabalho. Ao entrar na sala de jantar, reparei a mesa redonda com quatro lugares. Não sabia de quem era o quarto lugar. Sentamos eu, dona Maria e Iberê. Quando fomos servidos com um perfumado peixe, saltou na cadeira um gato que se apoiou com as duas patas dianteiras em volta do prato colocado especialmente para ele. Iberê fez uma saudação e o gato respondeu com um rosnado e miado forte. Parecia que os dois se entendiam muito bem”.

 

 

Idealização e Coordenação
Gustavo Possamai

Conteúdo
Ana Carolina Klacewicz
Bruno Salvaterra Treiguer
Camila Monteiro Schenkel
Denise Walter Xavier
Gustavo Possamai
Luiza Bairros Rabello da Silva
Maria Teresa Weber
Michel Machado Flores

Revisão
Adriana Martorano
Eduardo Haesbaert
Ilana Machado
Lêda Fonseca

Web Design
Fábio Zimbres

Música e Sound Design
Lair Raupp

Programação versão aplicativo
Bruno Pilgrim (Painful Smile)
Guilherme Luiz Heckel e Leandro Michel (Mr. Dev Studio)

Programação versão desktop (beta)
Voluntários da Dell Technologies
Gustavo Federizzi (líder técnico)
Fabrício Montenegro
Fernando Dalpiaz
Francielle Castilhos
Jeferson Golfetto
Lucas Gullaci
Luiz Henrique Minozzo Alexandretti