Encontro de educadores: arte popular e hibridismos

16.maio.19

O pano de prato pendurado no fogão e os bordados de bem-vindo aos bebês da família. Há neste fazer a construção afetiva do artesanato e a subjetivação do próprio lar na medida em que estes objetos compõem uma estética única e singular de referência para quem mora naquela casa. Se adentrarmos o interior do Brasil, a arte popular nasce do barro às conchas do mar e ora ganha popularidade na mochila dos turistas e cifras nas galerias do exterior.

O que nestas práticas constitui o ordinário da vida dos estudantes e como ele se afasta ou é valorado a partir das imagens que mostramos na sala de aula? Que saberes são valorizados quando reintegramos determinados textos ou práticas artísticas com os alunos?

O encontro de educadores: arte popular e hibridismos terá a presença de VIvian Andresta e visa debater com professores, artistas e interessados na arte e educação quais ferramentas e discursos podemos utilizar dentro das escolas a fim ampliar as referências artísticas dos educadores.

Vivian Andretta é artesã, designer e arte-educadora. É bacharel em Desenho (2008) e Licenciatura em Artes Visuais (2013) pelo Instituto de Artes da UFRGS. Junto ao Coletivo-E, grupo de arte-educadores independentes, aprendeu a pensar e conceber projetos educativos colaborativos que promovam o protagonismo dos educandos. Destaca-se sua atuação como educadora na Fundação Iberê Camargo, Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Festival do Teatro Brasileiro- Cena Mineira; Festival Internacional de Linguagem Eletrônica; MARGS. Através da inter e transdisciplinaridade de saberes e experiências busca tangências entre o artesanato, arte e educação atuando desde 2011 na área de cocriação de coleções e identificação cultural junto a grupos de artesãos de todo o país, destacando-se sua participação com o grupo Artesanato Pampa Caverá e Fibra Real.

Horário: 10h-12h
Número de vagas: 100
Local: Auditório da Fundação Iberê
Público: educadores, artistas, pesquisadores.
Inscrições gratuitas aqui!