Encontro de Educadores: qual é a cor da literatura infantil?

30.out.19

Qual é a cor da literatura infantil?

Nos livros infantis, os personagens, cenários, enredos e mistérios mudam. No entanto, ao pararmos para escolhermos um livro na biblioteca ou na livraria, as crianças representadas são predominantemente de uma única cor, brancas. Qual é o poder que a repetição de uma referência estética única têm na construção de sujeitos?

A representatividade constrói indivíduos mais autônomos, conscientes e felizes consigo mesmo e se faz cada vez mais urgente para a consolidação da valorização da cultura negra. Por isso, convidamos as educadoras para participarem da roda de conversa com Fernanda Bastos, escritora e repórter de Porto Alegre.

Fernanda Bastos é poeta, jornalista e editora. Em 2018, lançou Dessa Cor” (Figura de Linguagem, 2018), que está em sua segunda edição. Desde 2018 é editora-geral da Figura de Linguagem, casa editorial da qual é uma das fundadoras juntamente com o escritor e crítico literário Luiz Mauricio Azevedo. É colunista do portal Literatura RS e da rádio web Salve Sintonia. Trabalha como repórter na TVE. É mestranda em Comunicação e Informação (PPGCOM/Ufrgs) e tem formação em Letras (Ufrgs).

Atividade indicada para professores, educadores e artistas.

Data: 23 de novembro, às 15h
Inscrições: gratuitas!