“Ex Isto” | de Cao Guimarães

20.nov.18

Filme da série Iconoclássicos do Itaú Cultural, Ex Isto (1h26min, 2010, Brasil) foi livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: – E se René Descartes tivesse vindo pro Brasil com Maurício de Nassau? Interpretado por João Miguel, o personagem envereda-se pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho. O ator João Miguel interpreta René Descartes em um desembarque imaginário no Brasil.

O filme de Cao Guimarães, será exibido no domingo, dia 25 de novembro às 16h no Cine Iberê, como parte das exposições Subversão da Forma e Iberê Camargo: formas em movimento. A sessão única e gratuita será comentada pelo escritor e músico, Ricardo Silvestrin.

Assista o trailer do filme:

Cao Guimarães é cineasta e artista plástico. Atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, o artista tem suas obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), dentre outras.
Participou de importantes exposições: XXV e XXVII Bienal Internacional de São Paulo, Brasil; Insite Biennial 2005, México; Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil, EUA; Tropicália: The 60s in Brazil, Áustria; Sharjah Biennial 11 Film Programme, Emirados Árabes Unidos e Ver é Uma Fábula, Brasil, uma retrospectiva com grande parte das obras do artista expostas no Itaú Cultural, em São Paulo. Em 2017, o Eye Film Museum, em Amsterdã/Holanda, realizou a exposição Locus: Apichatpong Weerasethakul – Cao Guimarães, com obras dos dois artistas. Realizou diversos filmes, entre eles os de longa-metragem: O Homem das Multidões (2013), Otto (2012), Elvira Lorelay Alma de Dragón (2012), Ex Isto (2010), Andarilho (2007), Acidente (2006), Alma do Osso (2004), Rua de Mão-Dupla (2002) e o Fim do Sem Fim (2001), que participaram de renomados festivais internacionais como Cannes, Locarno, Sundance, Veneza, Berlim e Rotterdam. Ganhou retrospectivas de seus filmes no MoMA, em 2011, no Itaú Cultural, em 2013, no BAFICI (Buenos Aires) e na Cinemateca do México, em 2014.

Ricardo Silvestrin é escritor e músico. Formado em Letras pela UFRGS. Lançou oito livros de poesia: Viagem dos olhos (Editora Coolírica,1985), Bashô um santo em mim (Ed. Tchê 1988), Quase eu (Coleção Petit Poa, SMC,1992), Palavra mágica (Ed. Massao Ohno, 1995), Ex, peri, mental (ed. Ameopoema, 2004), O menos vendido ( Ed, Nankin, 2006), Advogado do diabo (Ed. Castelinho, 2012), Metal (Ed. Artes e Ofícios, 2013).
Na prosa, lançou Play (contos, Ed. Record, 2008) e O videogame do rei (romance, Ed, Record, 2009).
Na literatura infantil, sete títulos de poesia. Recebeu por cinco vezes o Prêmio Açorianos de Literatura. É músico e integra a banda os poETs.

Apoio: Itaú Cultural
Agradecimento especial: Ricardo Silvestrin
Classificação indicativa: 14 anos