Leitura Dramatizada | com Deborah Finocchiaro

16.ago.18

Além de levar a pintura às suas últimas consequências, Iberê Camargo, artista multifacetado que era, também ousou adentrar outros terrenos do fazer artístico, como a literatura. Em ocasião da abertura da exposição Iberê Camargo: Formas em movimento, e dando início à série de atividades propostas da mesma, este encontro propõe um mergulho no universo literário de Iberê, de modo a ampliar nossas percepções acerca da totalidade de sua vida e obra. Este ocorrerá na Sala de Leitura, localizada no 2º andar da Fundação, às 17h.

“Gaveta dos guardados não explica a pintura de Iberê. Mas, sem dúvida, fornece elementos que nos ajudam a compreendê-la e nos permitem armar uma ampla rede de correspondências e analogias. (…)” Massi, Augusto.

Estima-se 30 pessoas participantes

Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão, como diretora, produtora e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 32 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 17 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 2006 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que atualmente tem em seu repertório os espetáculos Pois é Vizinha… (1993), Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana (2006), GPS GAZA (2014), Caio do Céu, a partir da obra de Caio Fernando Abreu, direção de Luís Arthur Nunes (2017) e as peças curtas Erico de Bolso (2013) e Histórias de Um Canto do Mundo Chamado Sul (2008). Seus mais recentes projetos são Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz e Improvisos Transcriados, que agrega artistas de diferentes áreas para unir a literatura a outras expressões artísticas.
Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia A Arte Transformadora, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena.
Desde 2009 assina a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.