Música no Iberê

10.ago.22

A Fundação Iberê apresenta a temporada de música de câmara. As apresentações ocorrem no primeiro domingo de cada mês, sempre às 17h, no auditório. Com curadoria de Érico Marques (GO), Lucas Brayner (PE), Henrique Amado (SP) e Nayane Nogueira (MG), os grupos são formados, em sua maioria, por músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

A entrada é gratuita, com retirada de senha uma hora antes de cada recital.

 

Sobre os curadores
Érico Marques – Natural de Goiânia, iniciou os estudos musicais aos 8 anos de idade. Aos 14, já viaja a Brasília (250 km de Goiânia) para fazer aula de oboé. Com 17 anos, mudou-se para São Paulo para cursar bacharelado em oboé, pela Universidade Estadual Paulista (UNESO). Em 2013, aos 19 anos, foi aceito na Academia de Música da Osesp. Como vencedor do prêmio Eleazar de Carvalho, ganhou intercâmbio na Royal Academy of Musica (UK). Foi oboista na Orquestra Sinfônica de Goiânia (2016); tocou na Orquestra Filarmônica de Goiás (2017) e, desde 2018, integra a OSPA.

Lucas Brayner – Natural de Recife (PE), iniciou seus estudos de piano na França, aos 7 anos de idade, com o professor Jean-Paul Marron e, dois anos depois, com Yves Gidrol. Formado pelo Conservatório de Paris, retornou ao Brasil para cursar bacharelado em piano na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Práticas Interpretativas pela UFGRS, faz doutorado na mesma universidade, sob a orientação de Cristina Capparelli Gerling. Ao lado de Nayane Nogueira, forma o Duo Lune (piano 4 mãos), vencedor do 28° Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba (2021). Atualmente, leciona piano no Curso de Extensão da UFGRS.

Nayane Nogueira – Nascida em Canápolis (MG), iniciou os estudos de piano aos 15 anos de idade, no Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba. É bacharel em piano pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestre e doutora em Práticas Interpretativas pela UFGRS, e professora de teclado/piano no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre.

Henrique Amado – Natural de São Paulo, iniciou os estudos de música aos 12 anos, na Escola Municipal de Música de São Paulo. Em 2007, ingressou no curso de Bacharelado em Flauta transversal da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Cursou pós-graduação em regência nos anos de 2015 e 2016. Como flautista, integrou diversas orquestras, como:          Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório – SP, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto – SP, Orquestra doTheatro São Pedro – SP e, atualmente, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

AGENDA DE CONCERTOS

9 de outubro | Domingo | 17h
Grupo: 
Um Duo de Três e convidado
Tema: Um passeio pela história da música
Músicos: Lucas Brayner e Nayane Nogueira (pianos), Érico Marques (oboé)  e Henrique Amado (flauta)

Repertório:

Telemann – Duetto TWV 40:107
I – Affettuoso
II – Allegro
III – Andante
IV – Presto

C. P. E. Bach – Sonata em Sol Menor
I – Allegro
II – Adagio

Chopin – Variações sobre um tema de Rossini

Schumann – Romance n°1

Debussy – Clair de Lune

Piazzolla – Oblivion

Radamés Gnattali – Sonatina em Ré Maior
I – Allegro Moderato
II – Expressivo
III – Allegro ‘Lembrando Pixinguinha’

Chiquinha Gonzaga – Cananéa

Chiquinha Gonzaga – Atraente

 

6 de novembro | Domingo | 17h
Grupo: 
Lieder e Canções
Tema: Lieder e Canções

4 de dezembro | Domingo | 17h
Tema: 
Especial de Natal