MUTAÇÃO | performance de Julha Franz

10.dez.18

Como parte dos programas públicos da exposição Subversão da Forma, a artista Julha Franz apresenta a performance MUTAÇÃO, explorando o imaginário de um corpo transformado e deformado a partir das condições naturais e sociais ao qual é submetido.

Julha parte de uma narrativa ficcional encenando o nascimento de uma criatura modificada que, aos poucos, sai do seu casulo e começa a adaptar-se ao espaço – reconhecendo seu novo corpo.

***

JULHA FRANZ
A partir da premissa da liberdade sexual e de gênero, Julha Franz tensiona limites através do próprio corpo. Seu trabalho busca criar novas formas de percepção do corpo e das identidades sociais impostas. Realizou residências artísticas nas cidades de Veneza, na Itália, no final de 2017, durante a Venice Internation Performance Art Week; em Buenos Aires, em 2015, no Club Cultural Matienzo, Residência Artística en Tecnologias Multimediales Interactivas para la Escena; e em 2014, também em Buenos Aires, na La Paternal Espacio Proyecto, que originou sua primeira exposição individual, chamada “MAL DEL OJO”. Participou de exposições coletivas, principalmente festivais de performance arte, como a VERBO – Galeria Vermelho, São Paulo, da qual participou em duas edições seguidas, em 2017 e 2018, respectivamente; e outras nas cidades de Santiago (CHI), Asunción (PAR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), etc.