“O Sangue de Um Poeta”, de Jean Cocteau

05.nov.18

A sessão do Cine Iberê do dia 11 de novembro, às 16h, apresenta uma obra-prima do cinema experimental. Primeiro filme de Jean Coctau, O Sangue de Um Poeta é uma viagem ao mundo interior de um poeta dividida em quatro sequências atemporais com linguagem de cinema mudo que dispensa o diálogo, contendo apenas algumas narrações do próprio autor. Cinema-poesia onde o poeta-realizador suspende o real e transgride a fronteira entre arte e realidade. Desenhos e estátuas ganham vida, um artista atravessa um espelho, hermafroditas se encontram no Hotel dos Loucos Dramáticos.

Na jornada de seu personagem principal, o artista interpretado por Enrique Rivero, Cocteau coloca em cena expressivas figuras da cena parisiense da época como a fotógrafa de moda Lee Miller e estrelas dos music-halls: o bailarino Féral Benga e a drag queen Barbette. A sessão será comenta pelo advogado e escritor Gustavo Melo Czekster.

Jean Cocteau (1889-1963) foi poeta, pintor, escultor, dramaturgo, cineasta e ator francês. Atuou na cena das vanguardas dos início do século XX, sendo considerado o primeiro artista multimídia mesmo quando ainda não havia esta expressão. Iniciou cedo na poesia, publicando seus primeiros poemas aos 16 anos. Publicou seu primeiro romance O Diabo no Corpo, aos 17 anos, e foi colaborador de Erik Satie, Stravisnki e Picasso, em textos para balés e cenários para peças de teatro. Escreveu roteiros para filmes de importantes realizadores como Marcel Carné e Robert Bresson. No cinema trabalhou também como ator e narrador. Entre seus filmes destacam-se, além de O Sangue de Um Poeta (1931), A Bela e a Fera (1946) e Orfeu (1950).

Gustavo Melo Czekster é formado em Direito pela PUCRS, mestre em Letras, Área da Literatura Comparada, pelo Instituto de Letras da UFRGS, e Doutorando em Escrita Criativa pela PUCRS. Participante de oficinas literárias, é autor dos livros O homem despedaçado (2011), Editora Dublinense, e Não há amanhã (2017), Editora Zouk.

O Sangue de Um Poeta integra o programa de cinema paralelo às exposições Subversão da Forma e Iberê Camargo: formas em movimento, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada)

Agradecimento especial: Gustavo Melo Czeskster

Classificação indicativa: 14 anos