Seminário Caixa-Preta | exibição “Proxy Reverso”, com Leo Caobelli

17.set.18

Como parte dos programas públicos da exposição Caixa-Preta, o Seminário Sobre acidentes e caixas-pretas do passado, do presente e do futuro reúne historiadores, psicanalistas, filósofos, curadores e outros especialistas buscando analisar as relações entre arte, política, ciência e história.

No sábado 22/09, às 16h, será exibido o longa-metragem de ficção Proxy Reverso, realizado com imagens capturadas de telas de computador pelos diretores Guilherme Peters e Roberto Winter. O filme conta a história de Davi Reis, um jovem paulistano técnico em informática que, após perder seu emprego, é levado a envolver-se no plano de seu amigo Luis Pires, um jornalista independente narcisista e obcecado pela fama. Luis quer usar as habilidades de hacker de Davi para acessar dados confidenciais que comprovem que o resultado de pesquisas de intenção de voto que precederam as eleições presidenciais de 2014 no Brasil foram fraudados.

Após a sessão, o artista visual Leo Caobelli propõe questões para debate. Através de paralelos entre o filme e sua própria produção, Caobelli comenta os novos paradigmas da imagem e da produção audiovisual através do acesso, ressignificação e reordenamento dos arquivos universais de imagens que constituem nossas caixas-pretas contemporâneas.

Inscreva-se aqui! 

***

Seminário Sobre acidentes e caixas-pretas do passado, do presente e do futuro

Mesmo quando nenhum acidente acontece, a caixa-preta é uma espécie de secreto e inquietante companheiro de viagem, que sempre está lá, sem que os passageiros saibam muito bem onde, a registrar exatamente o não-acontecimento, mas já aí como entrevisão da possibilidade da catástrofe. Na caixa-preta, coexistem, portanto, informação decisiva (o que realmente aconteceu) e excesso semiótico (o máximo de sinais pode equivaler, na ausência de acidente, ao mínimo de significado).

Este seminário toma a caixa-preta como metáfora para pensarmos as relações entre arte, política, ciência e história – e mais especificamente entre algumas obras de arte e o atual momento político do país e do mundo, mas também entre essas obras e o próprio sistema das artes. É generalizada a percepção de estarmos vivendo um momento de crise (crise política, crise econômica, crise da “representação”, crise dos “valores” etc.), assim como é generalizada também a sensação de uma certa apatia que não seria condizente com a violência dessa crise múltipla. Em que medida, podemos nos perguntar, essa aparente apatia não esconde formas mais sutis de reação e registro, condizentes com uma noção de história – do mundo, mas também da própria arte – como sucessão de acidentes?

***

Guilherme Peters
Bacharel em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (2010, São Paulo, SP). Possui trabalhos que transitam entre o vídeo, performance e instalação, investigando as relações entre história, arte, cultura, política, resistência, e transformação. Participou de exposições como “Verbo 2009” na Galeria Vermelho (São Paulo, SP), “À Sombra do Futuro” no Instituto Cervantes (2010, São Paulo, SP), 8ª Bienal do MERCOSUL – “Ensaios de Geopoéticas” (2011, Porto Alegre, RS), “Panoramas do Sul” – 17° Festival Internacional de Arte Contemporânea Videobrasil, no SESC Belenzinho (2011, São Paulo, SP) e FLAM III [Forum of Live Art Amsterdam] – Arti et Amicitiae (2012, Amsterdam, Holanda), entre outras.

Roberto Winter
Formado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Participou de inúmeras mostras, incluindo “Metanoia” na exposição “Estou aqui”, com curadoria por Luisa Duarte, na Galeria Marília Razuk; mostra “Concerto para a mão esquerda”, na exposição “Mitologias”, curada por Kiki Mazzuccheli em projeto da Embaixada Brasileira em Paris na Citè des Arts. Participa com “Ensaio sobre liberdade” da mostra “Panoramas do Sul”, organizada pelo Videobrasil no SESC Belenzinho. Dirigiu Revolution Institution (2014), Metanoia (2011) e Video (2005).

Leo Caobelli
Artista visual com ênfase em produção documental nas áreas da
fotografia, vídeo e instalação. Graduado em Jornalismo pela PUCRS (2003),
pós-graduado em fotografia pelo Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP)
(2012) e mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS (2017). Desde 2014, dirige dois espaços dedicados à produção e estudo das artes visuais: a produtora Calma Lab e o projeto educativo Planta Baja. Tem obras em coleções particulares e públicas das quais se destacam o MAM (São Paulo), Masp (São Paulo) e MAC (Curitiba).

Imagem: Wilfredo Prieto. Caja Negra, 2017. Cortesia da Mendes Wood DM São Paulo, Brussels, New York. Copyright do Artista. Foto Bruno Leão