Sinergia | Oficina Introdutória

29.out.19

Na oficina introdutória do Movimento SINERGIA, iremos expandir a energia criativa que se estabelece na fotografia de movimento e compreender em conjunto as relações que nela se evidenciam. Com abordagens tanto teóricas quanto práticas, exploraremos as questões centrais que envolvem esta confluência artística, integrando dinâmicas de consciência corporal aos estudos imagéticos e apresentando estratégias para mergulharmos nas diversas possibilidades lúdicas desta experiência.

Ao final, proporcionamos um espaço livre de criação, de forma a dar liberdade para que os participantes absorvam as técnicas apresentadas e pesquisem seus próprios métodos e linguagens. É por acreditarmos na potência da empatia, da criatividade e da arte enquanto modo de reexistência que desenvolvemos esta proposta. Vamos experienciar juntos?

Materiais: Câmeras ou celular com bateria para as fotos.
Venha com roupas confortáveis para o movimento.

SINERGIA é um projeto de arte-educação cuja proposta é desvendar em coletivo as múltiplas relações entre imagem e movimento. A premissa é de que a junção desses dois universos resulta na criação de um terceiro, em que imperam a empatia, a expressão potencializada e a percepção sensível. Nessa abordagem, o corpo é o recorte máximo – o instrumento e o assunto. Sendo ele a moldura pela qual experienciamos a realidade, os cursos e oficinas se apoiam na educação somática, de forma a oferecer uma compreensão integral das disposições motoras para posteriores desdobramentos criativos. Por ser a figura originária que nos conecta enquanto espécie, o corpo humano também é o objeto de estudo imagético: utilizando fotografia e vídeo como ferramentas de criação artística, são apresentadas técnicas e estratégias para aderir significado e potência estética na linguagem visual de cada participante. A câmera acaba por ser um dispositivo conector e transdimensional, capaz de expandir o espaço-tempo em que ocorrem os atos performáticos. Do instante presente, migra-se para todo o sempre.

Atividade indicada para jovens e adultos a partir dos 16 anos.

Data: 16 de novembro, das 14h30 às 18h30
Inscrições: gratuitas!

 

Foto: Weslley Ávila