“Stromboli”, de Roberto Rosselini

27.out.18

Stromboli (1h47, 1950, Itália) é uma das obras cinematográficas mais importantes do movimento Neorrealismo italiano, realizado por Roberto Rosselini e protagonizado por Ingrid Bergman. O filme concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1950 e recebeu os prêmios de Melhor Atriz estrangeira, do Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema (Itália) e de melhor atriz internacional do Prêmios Bambi (Alemanha), ambos para Ingrid Bergman.

A sessão que inicia às 16h do próximo dia 04 de novembro, exibirá uma cópia restaurada do filme e terá comentários do crítico de cinema Robledo Milani. Assista ao trailer do filme:

Sinopse: Ingrid Bergman é Karen, uma refugiada. Para conseguir permanecer na Itália, ela se casa com um marinheiro da ilha Stromboli, na Sicília. Pouco tempo depois, as diferentes mentalidades e o duro estilo de vida da ilha começam a prejudicar o casal. Odiada pelos moradores locais e praticamente indiferente ao marido, Karen foge e chega ao topo do vulcão, onde pede a Deus força para sobreviver.

Roberto Rossellini foi um dos realizadores fundadores do Neorrealismo italiano, considerado a era de ouro do cinema italiano no pós-guerra. A partir de Roma cidade aberta, em 1945, seu cinema expôs as condições morais e a dificuldade econômica na Itália após a Segunda Guerra Mundial. Faleceu em 1977. Além de Stromboli e Roma cidade aberta, realizou, entre outros filmes: Paisà (1946) Germania, Anno Zero (1948) Europa’ 51 (1952), Dov’è la libertà? (1954), Era notte a Roma (1960).

Robledo Milani é crítico de cinema, membro da ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (presidente na gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.

Stromboli integra o programa de cinema paralelo às exposições Subversão da Forma e Iberê Camargo: formas em movimento, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada)

Agradecimento especial: Robledo Milani
Distribuição: Zeta Filmes / Clássica

Classificação indicativa: 12 anos