Prorrogado o prazo de inscrições para residência artística na Fundação Iberê

02.jul.21

O Edital Iberê/CMPC oferecerá duas bolsas no valor de R$ 2,5 mil, além de custeio de transporte, hospedagem e alimentação, para artistas que residem em Guaíba, Pelotas e Rio Grande

A Fundação Iberê prorrogou até o dia 18 de julho as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da CMPC Brasil, a iniciativa retorna a grade de programas públicos do centro cultural, oferecendo duas bolsas a artistas atuantes nas cidades de Guaíba, Pelotas e Rio Grande. O processo seletivo será realizado por uma comissão liderada pelo artista plástico Paulo Amaral. 

Ao longo do mês de agosto, os selecionados trabalharão com artista Eduardo Haesbaert, impressor de Iberê Camargo e responsável pelo Ateliê de Gravura, técnicas para produção de obras que dialoguem com o legado do pintor. Cada um receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2,5 mil, além do custeio de transporte intermunicipal, hospedagem e diária de alimentação.

Ao final da residência, o processo de imersão na arte contemporânea será apresentado em um recorte coletivo na Fundação Iberê, promovendo o projeto e os artistas vencedores. “Nosso intuito é promover um universo de possibilidades, de maneira que os artistas selecionados possam cocriar e expandir o alcance da arte, cultura e educação, fomentando a pesquisa e a experimentação”, afirmou Daniel Ramos, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC.

Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição no site da Fundação. No mesmo documento, os interessados deverão apresentar uma carta de intenção, descrever o projeto a ser desenvolvido durante a residência e indicar links de referência para trabalhos audiovisuais e sonoros. Os artistas selecionados serão conhecidos no dia 2 de agosto.  

CRONOGRAMA
Inscrições:
 de 20 de junho a 18 de julho de 2021
Análise de documentos: 19 de julho de 2021
Divulgação dos artistas habilitados: 20 de julho de 2021
Fase de análise dos projetos: de 21 a 31 de julho de 2021
Divulgação do resultado final: 2 de agosto de 2021
Período da residência artística na Fundação Iberê: de 10 de agosto a 10 de setembro de 2021