Sebastião Salgado é o terceiro brasileiro agraciado com Praemium Imperiale do Japão

14.set.21

O fotógrafo Sebastião Salgado, famoso por suas intensas fotos em preto e branco, é um dos ganhadores deste ano do Praemium Imperiale do Japão, considerado o “Nobel das Artes”. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14/09), em Berlim, pelo ex-presidente do Instituto Goethe e conselheiro da Associação Japonesa de Arte Klaus-Dieter Lehmann.

Aos 77 anos, ele foi distinguido por suas imagens que retratam, com grande senso estético, o estado dos mais pobres e a degradação do meio ambiente. Seu último projeto, “Amazônia”, é uma exploração de sete anos do ecossistema amazônico e da vida de seus povos indígenas.

O Praemium Imperiale é concedido anualmente pela Associação Japonesa de Arte desde 1989, por sugestão da família imperial japonesa em memória do príncipe Takamatsu (1905-1987). Ele homenageia cinco categorias: pintura, escultura, música, arquitetura e cinema e teatro, todas áreas das artes não consideradas pelo Prêmio Nobel.

Sebastião Salgado é o segundo fotógrafo no mundo a ser laureado com o Praemium Imperiale. Antes dele, em 2009, o japonês Hiroshi Sugimoto recebeu a distinção. Entre os brasileiros agraciados, somente Oscar Niemeyer, em 2004, e o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, em 2016.

 

chevron-right chevron-left