Terceira edição do projeto Iberê nas Escolas atende 40 alunos da zona rural Eldorado do Sul

04.maio.22

Programa Educativo da Fundação Iberê “sai” do museu para levar arte-educação às escolas da rede pública no Rio Grande do Sul

 

Desde o início da semana, 40 estudantes, com idades entre 9 e 15 anos, da rede municipal do Parque Eldorado, na zona rural de Eldorado do Sul, ocupam o turno inverso das aulas com atividades de arte-educação promovidas pela Fundação Iberê, na antiga Associação Lar Luz da Criança. Desde o último dia 29 de abril, a instituição funciona como anexo da EMEF Octávio Gomes Duarte.

Ao longo do ano, as experiências em arte terão foco na integração dos estudantes e no desenvolvimento dos seus próprios processos de expressão e de aprendizagem. O projeto dispõe, diariamente, de uma arte educadora e uma educadora social trabalhando com metodologias, que permitirá os alunos se entenderem como protagonistas e interlocutores das ações desenvolvidas na escola e na sua comunidade. Também serão convidados oficineiros de diferentes linguagens artísticas para trabalharem as diversas possibilidades que o espaço oferece: arquitetura, escultura, música, ateliê de contação de histórias, gastronomia, dramaturgia, audiovisual, entre outros.

O trabalho será desenvolvido com a participação ativa dos alunos, possibilitando, além da criação e do fazer artístico, o desenvolvimento de habilidades para o seu futuro: trabalho em equipe, protagonismo, colaboração, desenvolvimento do senso ético e estético, criatividade, empreendedorismo pessoal e autoestima.

Construindo o futuro
O Projeto de Interação Social era um sonho da comunidade e dos fundadores do antigo Lar Luz da Criança, Rubens e Maria Elena de Oliveira. Há mais de 30 anos, Rubens construiu a casa e, junto com a esposa e os filhos, atendeu crianças em situação de vulnerabilidade social. A Fundação Iberê atuará na ativação e transformação do espaço em um centro de ações culturais, deixando a marca do Iberê nas Escolas, como um legado de criatividade e de fomentação de arte na comunidade do Parque Eldorado. A Secretaria Municipal de Educação também contará com a parceria da Fundação Pão dos Pobres e do Projeto Pescar. Os alunos terão todo o suporte para o seu desenvolvimento: educação de qualidade, com salas temáticas e informatizadas e alimentação com acompanhamento de profissionais.

Arte e educação – outras edições do projeto
O projeto Iberê nas Escolas teve início em 2019, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. Ao longo do ano, o Educativo atendeu mais de 250 crianças e adolescentes de seis escolas municipais. As atividades tinham a arte integrada com outras áreas da vida, para que pudessem desenvolver habilidades de educação ambiental, raciocínio matemático, socioemocionais, leitura/escrita de diversos gêneros textuais, entre outros, seguindo os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na pandemia, o projeto ganhou uma versão digital – o Iberê Lab – atendendo 163 jovens do 5º ano de cinco escolas da rede municipal da cidade de Guaíba com encontros virtuais. Com o compromisso de apoiar novas ações educativas em um momento atípico na educação, o projeto aconteceu como um laboratório para descobertas e desenvolvimento de potencialidades coletivas, combinando a arte e a tecnologia para exercer o protagonismo, a pesquisa e a troca criativa entre os estudantes na relação digital.