Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê Camargo tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

20.jul-20.jul.19
10:00-12:00
Educativo

Louise Bourgeois tece, tal como a aranha que esculpiu, narrativas sobre o feminino a partir de sua vivência enquanto artista mulher e as representações maternas que possui. A artista afirma que “ Para mim, a escultura é meu corpo. Meu corpo é minha escultura ” (Bourgeois, 2000).

Os gestos compositivos e as figurações do corpo feminino, a figura cambiante da mulher, nascimento e morte, bem como temas que se aproximam dos feminismos e suas subjetivações são temas dialogados por Louise. Através da obra Spider, presente em exposição na Fundação Iberê, convidamos educadores para pensar juntos, frente a força desta aranha, as conexões de vida e arte, aproximando essa teia ao ambiente escolar.

(mais…)

20.jul-20.jul.19
15:00-16:00
Educativo

Passa pra lá, passa pra cá! A agulha costura a história da existência coletiva e individual. Tramar fios é uma habilidade passada de geração em geração e carrega consigo a ancestralidade daqueles que estavam a costurar. Bordar nos tecidos pode ser inserir no pano histórias, falar sobre identidade e
pertencimento. Através da história da artista em exposição na Fundação Iberê, Louise Bourgeois nos convida a refletir sobre o tecer, memória e afeto. Mitti Mendonça, artista e escritora nos convida a pensar sobre raízes e pertencimento através dos seus trabalhos em bordado. Nesta oficina, a Fundação Iberê convida você a tramar fios e dar nós com a presença de Mitti Mendonça.
(mais…)

07.jul-07.jul.19
15:00-16:00
Educativo

O que o outro vê quando olha você?
(mais…)

30.jun-30.jun.19
15:00-16:00
Educativo

Você sabe o que são kokedamas?

A palavra Kokedama significa “bola de musgo” e é uma técnica japonesa centenária que deriva do Bonsai, apesar de ser bem diferente. Os kokedamas, cada vez mais populares por serem inovadores no ocidente além de difundir uma técnica belíssima.

Pra quem ama plantas ou pra quem está pensando em criar algo novo, a técnica é perfeita e a experiência pode ser levada pra casa e pro cotidiano.

Esta é uma oficina proposta pela Fundação Iberê na intenção de produzir juntos os Kokedamas.

Horário: 15h
Número de vagas: 15
Local: Átrio da Fundação Iberê
Público: jovem e adulto a partir dos 16 anos.

Inscreva-se aqui!

16.jun-16.jun.19
15:00-16:00
Educativo

Quem conta uma história, percorre o mundo. Quem a escuta, viaja junto!

Vem ouvir uma história na Fundação Iberê e ir para lugares desconhecidos através da escuta e conversa. Esta atividade é voltada para o público em geral!

Horário: 15h
Número de vagas: ilimitado
Local: Átrio da Fundação Iberê
Público: crianças de 0 a 5 anos.

Inscrições gratuitas e na hora.

02.jun-02.jun.19
15:00-16:00
Educativo

E se você pudesse dar vida para algum ser fantástico?

Solte sua imaginação e crie personagens através da interação com o ambiente da Fundação Iberê! Um convite para explorar a natureza localizada na parte externa da Fundação e dar asas à sua criatividade construindo bonecos de materiais orgânicos!

A atividade é gratuita e acontecerá através de um percurso na mata local.

Número de vagas: 15.
Local: Átrio da Fundação Iberê
Público: crianças de 6 a 10 anos.

Inscreva-se aqui!