Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê Camargo tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

30.set-30.set.18
15:00-16:00
Educativo

O que é “natureza morta” na Arte? O que significa esse termo tão recorrente na produção de tantos artistas? Será que Iberê Camargo também produziu esse tipo de trabalho? (mais…)

29.set-29.set.18
17:00-18:00
Educativo

Dentro do conjunto de obras reunidas no eixo Fantasmagoria, parte integrante da exposição Iberê Camargo: formas em movimento, convidamos as crianças a um exercício de imaginação: onde poderiam estar localizados esses cenários pintados por Iberê Camargo? Que seres habitariam esses lugares? Que histórias podem ser contadas?

(mais…)

22.set-22.set.18
17:00-18:00
Educativo

Tendo como ponto de partida a exploração do conjunto de obras Fantasmagoria, presente na exposição Iberê Camargo: formas em movimento, os participantes desta oficina serão convidados a construir narrativas através de proposições de escrita criativa inspiradas na temática abordada por Iberê nos trabalhos em questão. (mais…)

22.set-22.set.18
15:00-16:00
Educativo

Em comemoração à primavera dos museus, esta atividade é desenvolvida para o público infantil de 8 – 12 anos com objetivo de instigar as crianças o que é um museu e sua origem, tendo como prática a criação de um Minimuseu: uma pequena caixa com divisões onde as crianças irão explorar objetos em miniatura, fragmentos de plantas, cores. (mais…)

21.set-21.set.18
15:00-16:00
Educativo

A Leitura de poemas e outros textos brincantes é uma atividade de leitura coletiva que propõe debate sobre práticas da educação dentro do museu e a capacidade de resinificação das palavras no ato mediar. (mais…)

20.set-20.set.18
15:00-18:00
Educativo

Quando a noite cai e as luzes dos postes se acendem, a cidade toda fica iluminada de uma cor amarela. As luzes artificiais, brincam com a nossa natureza de pintar o mundo à revelia de ser dia ou noite. A luz fininha, tão fininha que pode ser quase transparente, modifica o nosso jeito de olhar a vida e coloca na sombra aquilo que desfoca no canto do olho. (mais…)