Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

-
Educativo

Para o mês de outubro, o Programa Educativo da Fundação Iberê, a partir das comemorações do dia dos professores e dia das crianças, preparou uma uma série de atividades para todas as idades através dos sons, das palavras, das cores e dos traços.

06 de outubro | Domingos em concreto: O corpo e o carretel
Todo o primeiro domingo do mês é dia de atividade educativa na Fundação Iberê. Dando sequência aos domingos em concreto, nossas sessões de desenho de observação com modelo vivo, vamos explorar os carretéis, que entram na obra de Iberê como um resgate de sua infância. Iberê utiliza a figura desse objeto que armazenava as linhas de costura de sua mãe para tanto falar desse passado, quanto para experimentar formas, texturas e sobreposições.  No mês das crianças, convidamos o público a explorar esse símbolo do artista em relação ao corpo, pensando em como também podemos experimentar e brincar com a figura do carretel.

06 de outubro | 15h30min às 17h
Número de vagas: 10 vagas para os cavaletes e 10 vagas para pranchetas
Faixa etária: Livre

12 de outubro | Oficina de Desenho (desenho, corpo e espaço)
Quando você vem ao museu, já observou quem está à sua volta? Como as pessoas se comportam, onde suas mãos ficam, para onde o olhar vai? Te convidamos a fazer esse exercício através do desenho. Partindo de uma série de exercícios mediados por disparadores criativos, os participantes serão guiados pelos andares e rampas, desenhando os transeuntes. Esta atividade proporcionará uma perspectiva única sobre a interação diária nos espaços da Fundação Iberê, capturando a dinâmica entre o público e as obras expostas nas paredes.

12 de outubro | 15h às 17h
Número de vagas: 15 participantes
Faixa etária: A partir de 7 anos

13 de outubro | Apresentação teatral – Cuidado Que Ronca
Cuidado Que Ronca é um Espetáculo feito a partir do livro/cd homônimo, com canções de ninar (Editora Projeto). Cuidado Que Ronca foi feito pela Lei de Incentivo à Cultura através do patrocínio da Petrobrás. Raquel Grabauska foi contemplada no prêmio Bolsa de Criação Literária da Petrobrás, edição 2010. Agora é cantar para os bebês, para os pais dos bebês, para os avôs e avós e ninar a família inteira. Cuidado: se assistir, não dirija!

13 de outubro | 15h30 às 16h30
Número de vagas: Até 100 participantes
Faixa etária: Livre
Retirada de senha no dia do espetáculo

19 de outubro | Oficina Guaíba aquarelável
Já imaginou como as paisagens são capturadas em tela? Na exposição “Iberê Camargo – Território das Águas”, exploramos uma seleção de pinturas de paisagens criadas tanto por Iberê Camargo quanto por sua esposa, Maria Camargo. Estas obras retratam locais icônicos de nossa cidade, alguns dos quais já não existem mais, capturados ao ar livre, com cavaletes à beira de riachos e nas margens do Guaíba. Inspirados por essa abordagem, convidamos o público a observar a paisagem vista da fundação e a criar suas próprias aquarelas, captando nuances de luz, natureza, urbanismo e clima.

19 de outubro | das 15h ‘às 17h
Número de vagas: 11 vagas
Faixa etária: a partir dos 7 anos

20 de outubro | Desenho Orquestrado
Sons podem ter cor? Melodias são linhas retas ou curvas? Esta oficina de desenho propõe experimentações através de cores e traçados a partir do som de música clássica como disparador para a livre criação. Nesta atividade contaremos com a presença de quatro músicos que executarão, com diferentes formações, música clássica barroca para inspirar os participantes. A atividade acontece no Átrio, onde as retas e curvas do prédio da Fundação Iberê serão palco para esta experimentação.

20 de outubro | 15h30 às 17h
Número de vagas: 10 vagas para os cavaletes e 10 vagas para pranchetas
Faixa etária: Livre

26 de outubro | Apresentação teatral – Quem Não Dança Balança a Criança
Quem Não Dança Balança a Criança é um espetáculo do grupo Cuidado Que Mancha que estreou em 2005 e apresenta músicas tradicionais da cultura brasileira, além de canções autorais. Com muita música e interação com o público, o espetáculo promove diversão e envolvimento para todas as idades.

26 de outubro | 15h30 às 16h30

Número de vagas: Até 100 participantes
Faixa etária: Livre
Retirada de senha no dia do espetáculo
-
Educativo

Para o mês de setembro, o Programa Educativo da instituição preparou diversas atividades gratuitas. Confira a programação:

01 de setembro | Domingos em concreto: As ciclistas
Todo o primeiro domingo do mês é dia de atividade na Fundação Iberê, neste domingo convidamos o público para experimentar a prática de modelo vivo, forma como Iberê estudava através do desenho de observação para seus quadros e gravuras. Teremos à disposição para a atividade cavaletes e pranchetas como ferramentas para a produção de desenho a partir dos modelos. O tema para essa sessão são as ciclistas, com uma atriz criando poses a partir desse objeto que foi motivo de diversos trabalhos do artista e que conversa com a cidade de Porto Alegre.

01 de setembro | 15h30 às 17h30
Número de vagas: 11 vagas para uso de cavaletes | 9 vagas para uso de pranchetas
Vagas serão definidas por ordem de inscrição
Faixa etária: Livre

Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/r/26FGVcpnwm

07 de setembro | Mediação espontânea
A Fundação Iberê convida para uma conversa através do trajeto projetado pelo arquiteto Álvaro Siza, onde o público tem a oportunidade de, junto a um educador, percorrer as exposições. A atividade tem início no Átrio, onde o grupo vai se reunir para iniciar o percurso. Passando pelo terceiro andar, na exposição “BOCA DO INFERNO”, de Carmela Gross, seguindo para o segundo andar para explorar a exposição Iberê e o Margs: trajetórias e encontros, que apresenta desenhos inéditos do artista. A finalização da atividade se dará quando o grupo chegar novamente ao Átrio, finalizando o percurso elaborado pelo arquiteto.

07 de setembro | 16h às 17h 
Número de vagas: 25 participantes
Faixa etária: Livre
Atividade sem necessidade de inscrição prévia

15 de setembro | Oficina de aquarela: Diálogos com a água
A partir da exposição Iberê Camargo: Território das águas, o Educativo da Fundação Iberê convida o público para uma oficina de aquarela pensando como a relação com a água molda nossas trajetórias. Através da imprevisibilidade das manchas e formas criadas a partir da técnica, a atividade pretende explorar as possibilidades de novas ideias e percursos criativos.

15 de setembro | 15h às 17h 
Número de vagas: 15 participantes
Faixa etária: a partir de 7 anos
Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/r/f84qpTdBSk

21 de setembro | Mediação espontânea
Convidamos o público para uma conversa sobre a exposição Iberê Camargo: Território das águas, que fala justamente de como o artista teve uma relação próxima com os rios e lagos de onde viveu e como os defendia numa época em que o debate ambiental não tinha a dimensão que tem hoje. A atividade tem início no Átrio, onde o grupo vai se reunir para iniciar o percurso e seguir para o quarto andar, para, através das três salas expositivas pensar também em nossas relações com esses corpos de água.

21 de setembro | 16h às 17h 
Número de vagas: 25 participantes
Faixa etária: Livre
Atividade sem necessidade de inscrição prévia

 

29 de setembro | Oficina de Monotipia: Manchas e repetições
A monotipia é um processo de impressão onde só podemos ter uma cópia da imagem, Carmela Gross usa essa técnica para explorar diversas possibilidades e resultados a partir da temática principal da imagem dos vulcões. O Educativo da Fundação Iberê convida o público para experimentar em nosso ateliê esse tipo de gravura com um resultado único, e investigar as manchas como formas de criação.

29 de setembro | 15h às 17h 
Número de vagas: 15 participantes
Faixa etária: a partir de 7 anos
Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/r/3dwVAFimXt

-
Educativo
Durante o mês de agosto, a Fundação Iberê está oferecendo entrada gratuita para visitar as exposições em cartaz, sem necessidade de agendamento prévio para visitas individuais, grupos que tem interesse em mediação devem solicitar informações através do e-mail agendamento@iberecamergo.org.br. O Programa Educativo da instituição preparou diversas atividades gratuitas para este período. Confira a programação:

04 de agosto | Oficina de desenho: Desenhança
O Educativo da Fundação Iberê convida o público para uma oficina voltada à experimentação artística no trabalho com desenhos a partir da observação do movimento ao nosso redor. Nesse encontro faremos uma visita mediada à exposição “Iberê e o MARGS: trajetórias e encontros” observando como Iberê explorou a linguagem do desenho para, a seguir, explorarmos as diferentes possibilidades que a técnica nos oferece, seja pela via da representação ou da expressão.

04 de agosto | 15h às 17h 
Número de vagas: 15 participantes
Faixa etária: A partir de 10 anos
Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=k9p9OO-6hUmzqa3Jbizq7ZOX-CHwAxZHuCCz_YGVKyRUMERUU1ROM01JR01JQk5NOTA1VDVRUjQxRy4u

11 de agosto| Oficina de Monotipia: Formas de registrar
Atenção ao processo e aos procedimentos da técnica podem constituir partes significantes do trabalho, desenvolvendo seus próprios sentidos e direcionando os rumos que o trabalho vai tomar. Esse é um entendimento que surge desde a arte contemporânea, no entanto, ainda é pouco difundido para o público em geral que tem seu conhecimento sobre processo artístico, em sua maioria, centrado em um processo muito mais objetivo e planejado que baseava o trabalho de artistas na arte clássica e moderna. Sendo assim é importante divulgar e discutir essas outras abordagens com o material e o objeto artístico para pensar o modo de fazer arte de nosso tempo.

11 de agosto | 15h às 17h 
Número de vagas: 15 participantes
Faixa etária: a partir de 10 anos
Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=k9p9OO-6hUmzqa3Jbizq7ZOX-CHwAxZHuCCz_YGVKyRUQVM2WERQRkZBQkpEUEU3T1RFV1k3Q1hXMS4u

18 de agosto| Mediação espontânea
A Fundação Iberê convida para uma mediação que percorre o trajeto indicado pelo arquiteto Álvaro Siza. A atividade tem início no Átrio, onde o grupo vai se reunir pra iniciar o percurso. Neste andar teremos a oportunidade de conhecer a obra de Luciana Maas, uma jovem artista paulistana formada em arquitetura e urbanismo, que encontrou nas artes visuais seu campo de atuação. Em sua produção, a artista valoriza o intenso processo de criação tanto quanto a obra pronta. Após, subiremos até o 4 andar onde está a exposição Eclipses, de Iberê Camargo, que tem curadoria de Paulo Pasta. Seguindo para o segundo andar para explorar a exposição Iberê e o Margs: trajetórias e encontros, que apresenta desenhos inéditos do artista. A finalização da atividade se dará quando o grupo chegar novamente ao Átrio, finalizando o percurso elaborado pelo arquiteto.

18 de agosto | 16h às 17h 
Número de vagas: 25 participantes
Faixa etária: livre
Atividade sem necessidade de inscrição prévia

31 de agosto| Oficina de Autorretrato: Eu em papel
O Educativo da Fundação Iberê te convida a participar da Oficina de Autorretrato: Iberê em desenho! Em diálogo com a exposição “Iberê e o MARGS: trajetórias e encontros”, que reúne diversos desenhos do artista, vamos observar como ele retratava a si. Iberê tinha um traço solto e rápido, mas como isso se manifesta em seus retratos? Nesta oficina vamos experimentar o processo de representar a nós mesmos inspirados pelo gesto de Iberê e experimentar outras formas de ver a nossa própria imagem.

31 de agosto | 15h às 17h 
Número de vagas: 15 participantes
Faixa etária: a partir de 7 anos
Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=k9p9OO-6hUmzqa3Jbizq7ZOX-CHwAxZHuCCz_YGVKyRUN0RRRTRQT0JHU0ZENjVSQ0MzTEFHRjRRNS4u

-
Educativo

O Programa Educativo da Fundação Iberê preparou uma série de atividades para a Programação de Verão na Fundação Iberê, que acontece a partir do dia 06 de janeiro de 2024! São oficinas artísticas, mediações pelas exposições, jogos e muito mais. As atividades são gratuitas.

Confira abaixo a programação:

JANEIRO 

6 de janeiro | Oficina de Aquarela Janaina Tschäpe
Com inspiração na obra da artista vamos experimentar a linguagem da aquarela! 
Horário: 15h às 17h 
Número de participantes: 15 participantes
Faixa etária: LIVRE 
Inscrições: https://forms.office.com/r/v5SQ6Hjerf 

12 e 13 de janeiro | VEM BRINCAR: Jogando com as Artes
Na Programação “Vem Brincar” Jogando com as artes convidamos o público a experimentar a arte de forma lúdica e interativa a partir dos jogos! Vem?  
Horário: 15h às 17h 
Número de participantes: 16 participantes
Faixa etária: LIVRE 
Inscrições 12/01: https://forms.office.com/r/V1x3Cu5P5m 
Inscrições 13/01: https://forms.office.com/r/hSPDMXD28m 

20 de janeiro | “Paisagens de dentro e fora” Oficina de Colagem
A artista Janaina Tschäpe cria em suas obras imagens que remetem ao mundo interno e externo, vamos experimentar criar nossas próprias paisagens a partir da colagem? 
Horário: 15h às 17h 
Número de participantes: 15 participantes
Faixa etária: LIVRE 
Inscrições:  https://forms.office.com/r/TrLWkfZdWK 

25 de janeiro | Mediação Especial “Resistir” Thiago Martins de Melo
Em diálogo com a exposição “Resistência” discutiremos sobre alguns aspectos e obras do artista. Com foco especial para a obra “A Queima do Templo do Conhecimento”! 
Horário: 15h às 17h 
Número de participantes: 15 participantes
Faixa etária: LIVRE 
Inscrições: https://forms.office.com/r/fqJp7RUd2y 

FEVEREIRO 

4 de fevereiro | Desenhando a Paisagem Iberê Camargo
Neste encontro vamos olhar para a mata, para as árvores, para a natureza e experimentar eternizá-la com nossos desenhos. 
Horário: 15h às 17h 
Número de participantes: 15 participantes
Faixa etária: LIVRE 
Inscrições: https://forms.office.com/r/myxZghihnJ 

 8 de fevereiro | Mediação Especial “Vivo como as árvores”, Iberê Camargo
Essa mediação terá como foco o posicionamento de Iberê diante da ação humana e seu descaso para com a natureza e sua relação intima com as árvores. 
Horário: 15h às 17h 
Número de participantes: 15 participantes
Faixa etária: LIVRE 
Inscrições: https://forms.office.com/r/2YJ83Twpmu 

10 de fevereiro | Oficina de Gravura “Testando Formas”
Conversando com a abstração presente na produção de Iberê, vamos gravar inspirados nos carretéis e outras obras presentes em sua exposição. Vem? 
Horário: 15h às 17h 
Número de participantes: 15 participantes
Faixa etária: LIVRE 
Inscrições: https://forms.office.com/r/6CSkEJ6Zpw 

11 de fevereiro | “Croquis Carnavalescos” Criando Fantasias de Carnaval
Vamos brincar com os bastidores carnavalescos! Criar uma fantasia começa pelo desenho dela, popularmente conhecido como “croqui”. Iberê produziu alguns “croquis” para peças de teatro e é neles que vamos nos inspirar! 
Horário: 15h às 17h 
Número de participantes: 15 participantes 
Faixa etária: LIVRE 
Inscrições: https://forms.office.com/r/XH0WrTvqCC 

17 e 18 de fevereiro | “Vem Brincar” Jogando com as Artes
Na Programação “Vem Brincar” Jogando com as artes convidamos o público a experimentar a arte de forma lúdica e interativa a partir dos jogos! Vem?  
Horário: 15h às 17h 
Número de participantes: 16 participantes
Faixa etária: LIVRE 
Inscrições 17/02: https://forms.office.com/r/c99YGPeMYr 
Inscrições 18/02: https://forms.office.com/r/MHtQzsgx2R 

-
Educativo

“Vem Brincar”: Semana de Férias Iberê de 14 a 17 de dezembro 

  • 14 de dezembro – Porto Alegre: Arquitetura e memória 

O Educativo da Fundação Iberê convida o público para a atividade “Porto Alegre: Arquitetura e memória”!
Como parte da nossa programação “Vem Brincar” na Semana de Férias Iberê, vamos estimular a memória tendo como disparador um jogo de dominó construído a partir de espaços e arquiteturas de Porto Alegre. Os jogadores terão a oportunidade de conhecer alguns lugares desconhecidos e também compartilhar experiências vividas nesses espaços. 
Dia: 14 de dezembro
Horário: 15h às 17h
Número de participantes: 15 participantes
Faixa etária: a partir de 10 anos
Local: Fundação Iberê 

Link: https://forms.office.com/r/F2RZ7yfY86 

  

  • 15 de dezembro – E se eu fosse um arquiteto? 

O Educativo da Fundação Iberê convida o público para a atividade “E se eu fosse um arquiteto?”!
Como parte da nossa programação “Vem Brincar” na Semana de Férias Iberê, queremos valorizar a produção criativa da arquitetura, dialogando com nosso prédio e seu projeto. Nossos “pequenos arquitetos” se utilizarão do desenho e da colagem para criar seus projetos tendo como inspiração elementos arquitetônicos de diferentes períodos e movimentos existentes em Porto Alegre.
Dia: 15 de dezembro
Horário: 15h às 17h
Número de participantes: 15 participantes
Faixa etária: a partir de 12 anos
Local: Fundação Iberê
Link: https://forms.office.com/r/TmpVM473N5 

 

  • 16 de dezembro – Quem quer ser um curador? 

O Educativo da Fundação Iberê convida o público para a atividade “Quem quer ser um curador?”
Como parte da nossa programação “Vem Brincar” na Semana de Férias Iberê, vamos experimentar o papel criativo do curador através da aplicação de jogos. Em diálogo com a história das exposições da Fundação, reuniremos uma série de imagens de obras que já estiveram expostas para que os participantes possam realizar a própria curadoria, estabelecendo uma relação entre obras e espaço. 
Dia: 16 de dezembro
Horário: 15h às 17h
Número de participantes: 20 participantes
Faixa etária: a partir de 12 anos
Local: Fundação Iberê
Link: https://forms.office.com/r/eD6XFesp8a 

  

  • 17 de dezembro – Detetives das artes! 

O Educativo da Fundação Iberê convida o público para a atividade “Detetive das artes!” Com inspiração no jogo “Detetive”, desenvolvido por Pedro Dalla Rosa e Lobna Essabaa, o jogo aproxima os participantes dos espaços existentes em um museu e dos “personagens” atuantes no universo das artes. Os “pequenos detetives das artes” vão brincar e se divertir com muita cor e criatividade. 

Dia: 17 de dezembro
Horário: 15h às 17h
Número de participantes: 15 participantes
Faixa etária: a partir de 12 anos
Local: Fundação Iberê
Link: https://forms.office.com/r/KaDjgS29gu

-
Educativo

Confira a programação de atividades do Programa Educativo da Fundação Iberê em novembro:

5 de novembro
Oficina de Gravura: O bicho e eu
Em diálogo com a exposição “Iberê Camargo: Vivo como as árvores, de pé”, o Educativo da Fundação Iberê te convida a participar da Oficina de Gravura: O bicho e eu! Rusti e Martim, os gatos, apareceram diversas vezes no trabalho de Iberê, que costumava dizer que o animal era melhor do que o homem. Em cenas domésticas cheias de afeto ou como elemento fantasmagórico acompanhando o artista em seu último trabalho, os animais aparecem na obra de Iberê para lembrar que nós, humanos, somos o único animal que destrói nosso próprio meio.Através de uma oficina de gravura utilizando a ponta seca, vamos pensar nossa relação com os animais.
Horário: 15h às 17h Vagas: 20 participantesFaixa etária: a partir de 10 anos

 

11 de novembro
Mediação em Libras
A partir de agosto a Fundação Iberê vem realizando uma mediação com tradução em Libras todo mês!
Nesta edição serão abordados trabalhados do artista Thiago Martins de Melo em mostra na exposição “Resistência”!
A atividade acontece das 15h às 16h30 e Simone Dornelles fará a tradução da mediação para Libras.
Horário: 15h às 16h30 Vagas: 25 participantes   Público alvo: adultos da comunidade surda
 
18 de novembro
Histórias em pinturas 
Em diálogo com a exposição “Resistência” de Thiago Martins de Melo, o Educativo da Fundação Iberê te convida a participar da oficina Histórias em Pinturas! Thiago Martins de Melo trabalha em suas pinturas monumentais sobreposição de narrativas, usando a tradição da pintura histórica para contar outras histórias, num jogo de tintas e protagonismos. Para esta oficina, convidamos o público a ocupar uma tela coletiva com suas histórias, e pensar, junto com Thiago, que partes de nossas trajetórias queremos denunciar, e quais queremos apaziguar.
Horário: 15h às 17h Vagas: 20 participantes Faixa etária: a partir de 10 anos

 

23 de novembro
A paleta e a caneta, o pintor escritor
O Educativo da Fundação Iberê Camargo convida o público para a Mediação Especial: “A paleta e a caneta, o pintor escritor”.
Nesse encontro discutiremos a exposição “Iberê Camargo: Vivo como as árvores, de pé”, enfatizando a relação de algumas obras da exposição com a vertente literária do artista. Na mediação comentaremos também sobre as iconografias dos animais e a fenomenologia da árvore, um dos temas centrais da exposição. Debateremos a série de trabalhos intitulada “Desastres” denotando o tom trágico e dramático da obra de Iberê, bem como a interface com o teatro que aparece nas séries de obras chamada “Agrotóxicos” e muito mais!
Horário: 15h às 17h Vagas: 20 participantesFaixa etária: livre