Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê Camargo tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

26.maio-26.maio.19
15:00-16:00
Educativo

Você já viu uma pessoa verde? E o céu, é sempre azul? Que cor você usaria para pintar um rio? Já parou pra pensar que chato seria se tudo fosse pintado sempre das mesmas cores? (mais…)

25.maio-25.maio.19
15:00-16:00
Educativo

O que te faz ir de um lugar a outro, voltar ou permanecer em algum local? O que os nossos deslocamentos diários podem nos contar sobre a nossa história? Qual a relação entre os caminhos que traçamos e o modo como percebemos e nos relacionamos com o mundo? (mais…)

25.maio-25.maio.19
10:00-12:00
Educativo

O pano de prato pendurado no fogão e os bordados de bem-vindo aos bebês da família. Há neste fazer a construção afetiva do artesanato e a subjetivação do próprio lar na medida em que estes objetos compõem uma estética única e singular de referência para quem mora naquela casa. Se adentrarmos o interior do Brasil, a arte popular nasce do barro às conchas do mar e ora ganha popularidade na mochila dos turistas e cifras nas galerias do exterior. (mais…)

16.maio-16.maio.19
16:00-17:00
Educativo

Você já visitou uma exposição de olhos fechados?

Nesta quinta, a Fundação Iberê te convida a trazer um amigo, um parente ou um vizinho para andarem pela nossa nova exposição sem olhar nada e ao mesmo tempo vendo tudo! Esta é uma oficina para duplas corajosas! Percorreremos a Fundação com vendas nos olhos para descobrir, juntos, quantas outras maneiras existem de ver o mundo. Quantas histórias diferentes será que podemos contar sobre uma pintura de Iberê? É possível ver sem os olhos?

Venha soltar a tua imaginação e perceber com ainda mais atenção as obras de arte na exposições em cartaz na Fundação Iberê.

15 duplas.
Recomendado para todas as idades.

Inscreva-se aqui! 

18.maio-18.maio.19
20:00-22:00
Educativo

Diáspora e o limiar do corpo fronteira.

O que te limita? O que te impede de fazer algo? O que te provoca a fazer algum movimento? O que não cabe no corpo? Como colocar para fora aquilo que seu corpo já não suporta?

(mais…)

18.maio-18.maio.19
15:00-16:00
Educativo

Quem conta uma história, percorre o mundo. Quem a escuta, viaja junto!
(mais…)