Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê Camargo tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

29.dez-29.dez.19
16:00-17:00
Educativo

Você conhece o prédio da Fundação Iberê e sua história?

O concreto branco projeto por Álvaro Siza faz cartão postal da cidade para o mundo e já ganhou diversos prêmios antes mesmo de sua inauguração.

Se você ainda não conhece esse ícone arquitetônico, essa é oportunidade para descobrir mais sobre porquê, afinal, esse espaço carrega tanta importância. Realizaremos uma visita técnica à parte interna e externa, conhecendo também o ateliê de gravura e o ateliê do Programa Educativo. Chega cedo e garante a tua vaga!

Atividade indicada para todas as idades, crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis.

Data: 29 de dezembro
Horário: 16h às 17h

Inscrição gratuita e no local.

28.dez-28.dez.19
16:00-17:00
Educativo

Se você ainda não veio: agora é a chance!

Na curva do ano, te convidamos a participar de uma visita mediada com o Programa Educativo. Que outros jeitos podemos nos relacionar com a arte contemporânea e ir para além das formas naturalizadas quando estamos sozinhos?

Vem participar de uma mediação na Fundação e criar com a gente outras narrativas para a arte.

Atividade indicada para todas as idades, crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis.

Data: 17 de novembro
Horário: 16h – 17h

Inscrições gratuitas e no local.

22.dez-22.dez.19
15:00-16:30
Educativo

O amanhã bate na porta. Não pede licença, chega embriagado de expectativas e disposto a modificar todos os planos que o ontem minuciosamente desenhou. O presente, já confuso, pede sua ajuda: se você tivesse que deixar um lembrete ao futuro, capaz de sinalizar pontos de referência que não devem ser perdidos ou esquecidos, o que você deixaria?

Nessa oficina te convidamos a rememorar, pensar nos dias que se passaram em 2019 e produzir conosco um cartão postal inspirado nas suas memórias para presentear o seu eu do ano que vem. Que lembranças você quer levar?

Atividade indicada para todas as idades, crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis.

Data: 22 de Dezembro
Horário: 15h às 16h30
Inscrições gratuitas: inscreva-se aqui!

15.dez-15.dez.19
16:30-17:30
Educativo

Poetas Vivos é um coletivo cultural que surgiu em Porto Alegre no início de 2018 e hoje já conta com mais de 30 artistas que realizam performances e intervenções culturais no Rio Grande do Sul, Bahia, Acre, Rio de Janeiro e em processo de expansão para outros estados. Podem ser vistos em escolas, em apresentações de ruas e também manifestações.

No dia 15 de dezembro, dentro da programação Educativo Escuta, os artistas promovem uma batalha de poesias na Fundação Iberê.

Atividade indicada para todas as idades.

Data: 15 de dezembro
Horário: 16h30 às 17h30

15.dez-15.dez.19
15:00-17:00
Educativo

Como podemos dizer o que se passa na cabeça quando as palavras não as fazem jus?

Nesta oficina, brincaremos de escrever, para que o jogo se transforme em intenções do que afinal, desejamos fazer dentro da Fundação.

Atividade indicada para jovens e adultos a partir dos 14 anos.

Data: 15 de dezembro
Horário: 15h

Inscrições gratuitas: inscreva-se aqui!

15.dez-15.dez.19
14:00-19:00
Educativo

Educativo escuta, fala e se movimenta. Escuta o quê?

Educativo escuta é uma programação onde quem fala é a comunidade. Queremos escutar o que as pessoas querem dizer. Ainda que a escuta se dê ao longo do ano, sabemos que há momentos em que é difícil falar.

O que você gostaria de fazer, escutar, aprender, criar ou mesmo, desaprender dentro da Fundação? Para isso, realizaremos uma série de atividades que inicia com uma grande caixa-ouvido que permanecerá no átrio da Fundação desde o dia 1º de dezembro.

Nela, você poderá depositar uma possível resposta para essas perguntas e em um compromisso de confiança, coletaremos as palavras ali depositadas. Esta será aberta às 17h no dia 15!

Confira as atividades que estarão rolando na tarde:

14h-17hPerformance do Programa Educativo: os carros parados no sinal vermelho do semáforo recém instalado na Pe. Cacique podem ser surpreendidos com obviedades que não foram ouvidas por todos.

15hOficina de escrita criativa: como podemos dizer o que se passa na cabeça quando as palavras não as fazem jus? Nesta oficina, brincaremos de escrever, para que o jogo se transforme em intenções do que afinal, desejamos fazer dentro da Fundação. Inscrições gratuitas!

16hVarredura poética: leitura dos escritos pelo poeta e ator Eslly Ramão descendo do último até a rua.

16h30 – Slam Poetas Vivos: batalha de poesias com os artistas Poetas Vivos.

17h – Abertura da Caixa-ouvido: leitura e debate dos escritos depositados na caixa.

18h – Apresentação musical: Paulo Neto ao pôr-do-sol

Atividades indicadas para jovens e adultos a partir dos 14 anos.

Inscrições gratuitas e no local.