Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

12.jun-12.jun.22
16:00-17:30
Educativo

Neste domingo, dia 12/06, a Fundação Iberê celebra o Dia dos Namorados com uma oficina xilogravura.

O processo da xilogravura é muito parecido com o carimbo. Nesta técnica, a madeira é entalhada com instrumento cortante, formando a figura que se pretende reproduzir sobre papel ou outro suporte adequado.

Cada inscrição é válida para uma dupla.

Convide alguém especial e venha participar de uma oficina que vai te aproximar de um dos processos mais antigos de reprodução de imagens.

A atividade é voltada para pessoas com idade a partir de 16 anos, as  inscrições são gratuitas!

Clique aqui para se inscrever!

Data: 12/06
Horário: 16h às 17h30
Número de vagas: 14 participantes
Público alvo: jovens e adultos com idade a partir de 16 anos
Local: Fundação Iberê
Inscrições gratuitas!

-
Educativo

O colorido da sobreposição das cores e a riqueza dos detalhes pintados à mão fazem das pêssankas muito mais do que simples presentes na Páscoa dos povos eslavos. A tradição de pintar os ovos e presentear amigos e parentes é seguida desde os antepassados, e simboliza, acima de tudo, proteção e longevidade.

Para celebrar a data, neste final de semana (16 e 17), o Programa Educativo da Fundação Iberê promove uma oficina de pintura de ovos. A atividade, que ocorre das 15h às 16h30, é voltada para crianças com idades entre 5 e 9 anos. Serão oferecidas doze vagas por dia, e as inscrições devem ser feitas pelo site do centro cultural, no link…

Os participantes devem vestir roupas confortáveis e que possam sujar de tinta. Todo o material – tinta, ovos de plástico e balas – será fornecido pelo Programa Educativo. Após a oficina, as crianças serão convidadas para a caça aos ovos.

Oficina de Páscoa – Pintura de ovos
Quando: 16 e 17 de abril | Sábado e Domingo | 15h às 16h30
Onde: Fundação Iberê
Público-alvo: crianças com idades entre 5 e 9 anos
Vagas: até doze participantes por oficina
Inscrições:
Para fazer a inscrição, clique no dia desejado

16 de abril

17 de abril

-
Educativo

Para quem estiver em Porto Alegre no próximo final de semana, o Programa Educativo da Fundação Iberê promove duas atividades. No sábado (12), a partir das 14 horas, tem contação de histórias de obras, como “Amoras”, de Emicida; “A visita”, da alemã Antje Damm (Prêmio de Melhor Livro Infantil Ilustrado, organizado pelo The New York Times), e “Meu crespo é de rainha”, de Bell Hooks.

No domingo (13), das 15h às 17h, o Educativo ministra uma oficina de gravura em embalagem Tetra Pak. A atividade envolve um passeio pela trilha ecológica, em busca de inspiração para produção de gravuras.

A oficina gratuita tem como público-alvo crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 15 anos. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=k9p9OO-6hUmzqa3Jbizq7ZZZOmN72rdIsF5j_6LVMvFUNFRPR0ZPQjhNNDBWSkVOTzVVVk9ZNVZTMS4u.

Em cumprimento aos protocolos, é obrigatório a apresentação do passaporte vacinal e a utilização correta de máscara durante toda a atividade.

-
Educativo

Iberê para Crianças apresenta ferramentas de interação, reflexão e conteúdo pedagógico sobre o universo da pintura, do desenho, da gravura e de processos de criação em artes visuais a partir da obra de Iberê Camargo. 

Dedicado ao público infantil, pode ser um instrumento de apoio para pais, professores e cuidadores que desejem introduzir as crianças no campo das artes. 

Sua criação foi baseada em obras do artista que incluem os Carretéis, os Ciclistas, as Idiotas e os Manequins, e tem seu gato de estimação, que se chamava Martim, como guia. 

Se você está em um computador, acesse clicando aqui.

Se você está utilizando tablet ou celular, baixe o app na Google Play e na App Store.

 

O gato Martim

Adotado por Iberê e Maria Coussirat Camargo, Martim vivia na rua, mas era tratado como filho do casal, como lembra o artista Eduardo Haesbaert: “Comecei a trabalhar diariamente com Iberê, no ateliê da Nonoai, e estabelecemos uma troca: ele me passava material e conhecimento e eu, a mão de obra, preparando matrizes, gravando com mordentes e fazendo edições. Logo veio o primeiro convite para jantar após a jornada de trabalho. Ao entrar na sala de jantar, reparei a mesa redonda com quatro lugares. Não sabia de quem era o quarto lugar. Sentamos eu, dona Maria e Iberê. Quando fomos servidos com um perfumado peixe, saltou na cadeira um gato que se apoiou com as duas patas dianteiras em volta do prato colocado especialmente para ele. Iberê fez uma saudação e o gato respondeu com um rosnado e miado forte. Parecia que os dois se entendiam muito bem”.

 

Lançamento do aplicativo, dia 29/10/2021:

 

 

Idealização e Coordenação
Gustavo Possamai

Conteúdo
Ana Carolina Klacewicz
Bruno Salvaterra Treiguer
Camila Monteiro Schenkel
Denise Walter Xavier
Gustavo Possamai
Luiza Bairros Rabello da Silva
Maria Teresa Weber
Michel Machado Flores

Revisão
Adriana Martorano
Eduardo Haesbaert
Ilana Machado
Lêda Fonseca

Web Design
Fábio Zimbres

Música e Sound Design
Lair Raupp

Programação versão aplicativo
Bruno Pilgrim (Painful Smile)
Guilherme Luiz Heckel e Leandro Michel (Mr. Dev Studio)

Programação versão desktop (beta)
Voluntários da Dell Technologies
Gustavo Federizzi (líder técnico)
Fabrício Montenegro
Fernando Dalpiaz
Francielle Castilhos
Jeferson Golfetto
Lucas Gullaci
Luiz Henrique Minozzo Alexandretti

 

-
Educativo

No dia 24 de outubro (domingo), a Fundação Iberê recebe a escritora Alua Kopstein para leitura do livro Crianças Virtuosas. A atividade ocorre em dois momentos: das 15h às 16h, para crianças de 4 a 7 anos, e das 16h às 17h, para o público de 8 a 12 anos.

De A a Z, para que as crianças possam aprender o alfabeto e sobre virtudes, o livro as orienta a fazerem boas escolhas em suas trajetórias. A ideia de escrever Crianças Virtuosas surgiu da experiência de Alua como mãe de três meninos. Ela percebeu que existia um espaço para falar sobre o tema, principalmente, em uma fase da vida onde se desenvolvem os hábitos e se forma o caráter.

Oficina de desenho

Após cada leitura de Crianças Virtuosas, o ilustrador do livro, Ricardo Pirecco, ministrará uma oficina de desenho, utilizando giz de cera, canetinha, lápis de cor, pastel oleoso e guache. Os participantes devem vestir roupas que possam sujar.

As atividades são gratuitas e possuem número limitado de vagas.

Para fazer as inscrições, acesse os seguintes links:

 

-
Educativo

A 15ª edição da primavera dos Museus tem como tema “Museus: Perdas e Recomeços”. Com isso, voltamos nosso olhar às atividades realizadas durante o tempo em que estivemos impossibilitados de encontrar com o público presencialmente e as repensamos, possibilitando novas experiências.

O Programa Educativo da Fundação Iberê apresenta três atividades gratuitas, sendo duas presenciais, que foram feitas virtualmente durante o período de isolamento social, e uma de forma remota.

Confira abaixo as atividades:

Oficina de Fotoperformance
Dia: 23/09
Horário: das 14h30 às 17h30
Número de vagas: 10
Atividade voltada para o público: 16+

A atividade busca reinventar o Laboratório de Fotoperformance, que ocorreu a partir da relação pessoa e espaço de confinamento na pandemia, mas agora fazendo uso do espaço da Fundação Iberê como forma de explorar a interação dos indivíduos com a arquitetura do prédio. Para esta atividade, cada participante deverá utilizar seu próprio celular como ferramenta de captura de imagem. Tendo em vista a duração limitada do encontro, o objetivo é destinar a maior parte do tempo disponibilizado para experienciar o prédio e buscar um novo olhar para sua estrutura.

Clique aqui e faça sua inscrição!

Oficina Desafio do Labirinto
Dia: 25/09
Horário: a partir das 15h 
Número de vagas: 10
Atividade voltada para o público infantil

A atividade aborda a história do Minotauro e seu labirinto, buscando uma reflexão sobre o papel do diferente e como o outro é tratado na nossa sociedade. A oficina acontecerá no Educativo da Fundação Iberê, onde será montado um labirinto e sairemos em busca do minotauro. 

Clique aqui e faça sua inscrição! 

Mediação on-line e experimentação artística a partir da exposição Reconstrução, de Daniel Melim 
Dia: 26/09
Horário:15h às 17h
Vagas: 30 
Atividade voltada para todos os públicos
*Sugerimos ter disponível material de desenho (papel, lápis, caneta, etc)

A equipe do Programa Educativo da Fundação Iberê irá conduzir uma mediação online da exposição Reconstrução, do artista Daniel Melim, e propor uma experimentação artística a partir de objetos do cotidiano. A oficina acontece de forma virtual. 

Clique aqui e faça sua inscrição!