Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê Camargo tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

-
Educativo

Desafio do Labirinto: a Fundação Iberê te convida para brincar com a imaginação e fazer arte com o corpo e materiais encontrados em casa. A ação é um jogo baseado no mito de Ariadne e será composto por desafios e proposições artísticas.

Como vai funcionar:
A atividade traz à tona o antigo mito grego que conta a história de Teseu no Labirinto do Minotauro a partir de estímulos sensoriais e orientações práticas. Os participantes irão receber um material didático por e-mail. Ainda, haverá dois encontros em plataforma online, nos dias 4 e 11/11 às 15h. A atividade é voltada para todas as idades.

*Atividade gratuita

Inscrições até o dia 2/11 pelo link
bit.ly/fundacao-ibere-labirinto

-
Educativo

Estão abertas as inscrições para a atividade “Zine: qual o papel da arte?”. A ação do Programa Educativo visa ampliar o debate sobre o tema para públicos diversos, através da construção de um inventário coletivo por meio da linguagem do Zine. 

Para você, qual o papel da arte?
Deixar mais bonita a vida? Ser exposta em museus? Transformar a sociedade?
As possibilidades de resposta para esta pergunta são infinitas. 

As inscrições vão até o dia 21/08 e a atividade começa no dia 24 e vai até 28/08.

Como vai funcionar?

No dia 24/08 iremos fazer um encontro coletivo para discutir a pergunta e explicar como procurar respostas com as mais diferentes pessoas de sua volta. Ao final da mesma semana, iremos nos encontrar novamente para ver o que mudou a partir das respostas encontradas. O Zine será criado por nós a partir de suas perguntas e respostas e ficará disponível para download nas redes sociais e site da Fundação Iberê.

Inscrições aqui.

*Essa atividade é livre para todos os públicos a partir dos 16 anos.

-
Educativo

Estão abertas as inscrições para a oficina “Experimentação em Pintura em Família”. O encontro será uma oportunidade de envolver a família num despertar artístico. Podem participar crianças a partir de 6 anos, pais, irmãos, avós ou com quem estiver convivendo nesta quarentena, que deverão produzir uma pintura inspirados na música enviada pelo Programa Educativo.

“O que o som tem a ver com a pintura? Cada um ouve e sente a música de forma distinta. Queremos despertar os artistas que se escondem em cada indivíduo e descobrir as infinitas possibilidades de interpretação de uma música através dos pinceis, com formas e cores únicas”, explica Larissa Fauri, coordenadora do Programa Educativo da Fundação.

Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 16 clicando aqui.

A oficina ocorre de 17 a 24 de agosto. No último dia, cada família deverá enviar um vídeo mostrando como foi realizar a atividade, os trabalhos feitos e a música recebida. O material será compilado e ficará disponível no YouTube da instituição.

Sobre a oficina
Inscrições:
 até 16 de agosto
Realização: 17 a 24 de agosto
Materiais: tinta têmpera ou guache de duas cores diferentes ou mais; pincel de qualquer tamanho; água; recipiente para água; lápis 6b ou de 2b; folhas de papel A4 95g (ou ofício). Caso o participante não tenha folhas desta gramatura em casa, pode utilizar superfícies de papelão como caixas de remédios, sapatos, utilizando o lado interno.

-
Educativo

O que o som tem a ver com pintura? A Fundação Iberê em parceria com a Renner Coatings lança a oficina “Entre Diálogos”, uma experimentação onde você irá se conectar com o desenho e a pintura através da música favorita de outro participante. A oficina acontece do dia 20 a 29 de julho.

Como vai funcionar?
Ao todo serão 60 vagas, que serão divididas em 3 turmas de 20 participantes cada.
Iremos distribuir, aleatoriamente, títulos e músicas, além do material didático para a realização remota dos exercícios. Após uma semana do envio do material, faremos um grande encontro virtual, para compartilhar o desenvolvimento da atividade e revelar quem recebeu a música de quem. O encontro virtual terá dia a ser selecionado no ato de inscrição.

Faça sua inscrição aqui.

*A atividade é voltada para jovens (a partir de 14 anos) e adultos. Não necessita de conhecimento prévio para participar. A plataforma utilizada para o encontro será gratuita e cada participante irá receber o convite por email.

**Materiais necessários para execução: tinta têmpera ou guache de duas cores diferentes ou mais; pincel de qualquer tamanho; água; recipiente para água; lápis 6b ou 2b; 5 folhas de papel A4 95g ou ofício; 5 folhas com gramatura superior a 300g ou superfícies de papelão como caixas de remédios ou sapatos.

 

A Fundação Iberê tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, Renner Herrmann S/A e Lojas Renner, OleoPlan, Banco Safra, e apoio de Ventos do Sul, BTG Pactual, Grendene, Unifertil, Nardoni Nasi, DLL Group, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Tecnopuc e Plaza São Rafael, com realização e financiamento da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania / Governo Federal. O Programa Educativo/ Iberê nas Escolas tem o patrocínio de CMPC – Celulose Riograndense e Dufrio, com realização e financiamento da Secretaria Estadual de Cultura/ Pró-Cultura RS, Secretaria da Educação – Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Educação – Prefeitura de Guaíba e Viação Ouro e Prata.

-
Educativo

Em tempos de isolamento social, estamos diante da necessidade de repensar o que é estar juntos. Inspirados no formato de uma residência artística, a Fundação Iberê convida artistas e não artistas a participar do projeto Residência Educativa e Artística de si. Esta proposta tem como objetivo compreender a situação de reclusão como uma possibilidade de imersão –  no local em que estamos e em nós mesmos – junto a uma rede de compartilhamento e convívio virtual com outras pessoas. Serão três semanas de um campo fértil de discussão, experimentação e criação artística, tendo como recursos: fotografia, vídeo, som e texto. 

Afinal, como sentir-se parte do mundo, quando o mundo se limita às nossas casa? Que afetos nos são possíveis? 

Como vai funcionar? 

A residência acontecerá durante três semanas com encontros nas segundas, quartas e sextas, do dia 13 de abril à 1º de maio, das 14h-17h. Cada semana será permeada por propostas dirigidas com base em um dos seguintes eixos temáticos: Poéticas do corpo, Poéticas do espaço e Poéticas da conjuntura. Ao longo desse período, serão realizadas discussões, experimentações artísticas, acompanhamento dos processos e compartilhamento das produções por meio da construção de um portfólio coletivo. 

Como me inscrevo?

As inscrições são gratuitas e acontecem do dia 7 ao dia 10 de abril. Para se inscrever, é necessário ter disponibilidade para três encontros semanais (nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras das 14h às 17h) por vídeo chamada, ser maior de 18 anos e preencher o formulário de inscrição. A seleção dos/das participantes será por sorteio, com divulgação por email no dia 11/04.

Clique aqui para se inscrever!

** Para maiores informações, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail: agendamento@iberecamargo.org.br

-
Educativo

O Programa Educativo da Fundação Iberê está elaborando uma série de atividades para esses dias de isolamento. Trata-se de atividades para enxergar um pouco mais de arte no cotidiano e estar juntos!

Basta você ter um celular, papel, caneta e lápis, realizar as propostas e publicar o resultado marcando a @fundacaoibere no Instagram

 

Exercício #9:

Observe os tecidos presentes na sua casa e identifique os padrões presentes neles.

Eles podem estar no sofá, nas cortinas, na roupa de cama, ou na sua camiseta.

Pegue uma folha de papel e desenhe quatro quadrados em branco, só com o contorno.

Agora escolha 4 padrões que observou e desenhe cada um em quadrado diferente.

Compartilhe!