Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

-
Educativo

Neste domingo (28/03), às 15h, a Fundação Iberê fará uma mediação online da exposição “Maxwell Alexandre – Pardo é Papel”. Devido ao agravamento da pandemia, o Programa Educativo da Instituição está desenvolvendo uma série de mediações virtuais das últimas mostras.

Como vai funcionar?
A mediação será da exposição “Maxwell Alexandre – Pardo é Papel”, que retrata em sua obra uma poética que passa pela construção de narrativas e cenas estruturadas a partir da vivência cotidiana no Rio de Janeiro e na Rocinha, onde o artista nasceu, trabalha e reside. Partindo do desejo de democratização da arte a diferentes públicos, a mediação será online por plataforma de encontro virtual. São 30 vagas, não perca. Participe!

Inscrições gratuitas aqui!

-
Educativo

Vídeo Oficina #5 Ampliação de desenho

Está com saudade das oficinas do Programa Educativo da @fundacaoibere? Nós também! Para resolver isso, convidamos educadores do programa Iberê nas Escolas para trazer mais arte no dia a dia! Confira essa oficina para criar e brincar em casa.

Oficina 5: Ampliação de desenho, por Fercho Marquéz-Elul
Materiais necessários: papéis; lápis ou caneta; lápis de cor, giz de cera, tinta ou canetinhas coloridas; pincél; tesoura; cola; grampeador; barbante; lupa; objeto para desenhar (opcional).

 

-
Educativo

Neste final de semana, o Programa Educativo da Fundação Iberê fará duas atividades online. No sábado (6) haverá uma mediação online da exposição “Iberê Camargo – O Fio de Ariadne” e no domingo (7) o Educativo propõe uma oficina em diálogo com essa exposição. 

Atividades online:

Mediação Online da exposição “Iberê Camargo – O Fio de Ariadne”
06 de março | 15h 
Devido a bandeira preta, a Fundação Iberê fechou durante o último fim de semana da exposição “Iberê Camargo – O Fio de Ariadne”. Com isso, o Programa Educativo da instituição convida todos para uma visita virtual à essa mostra. Iremos tecer diálogos possíveis entre a poética de Iberê Camargo e as mulheres que potencializaram o ato criativo do artista e vice-versa. Passearemos por cerâmicas, tapeçarias, memórias e carretéis sem sair de casa. A atividade será realizada via plataforma de encontros virtuais e terá o limite máximo de 25 pessoas. Se inscreva! 
Número de vagas: 25 
Inscrições gratuitas pelo link:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=k9p9OO-6hUmzqa3Jbizq7ZOX-CHwAxZHuCCz_YGVKyRUREZYRUhBWTRHVlUyVFVDUFhIOTFDNkVMSy4u

Oficina Desafio do Labirinto
07 de março | 15h
Como não abriremos neste domingo, decidimos relembrar uma oficina para a criançada participar e se divertir em casa. Será um jogo composto por desafios e proposições artísticas para aventureiros corajosos que gostam de arte e de resolver mistérios!  A ação educativa Desafio do Labirinto é um convite para brincar com a imaginação de adultos e crianças e fazer arte com o corpo e materiais muito simples encontrados em casa. A atividade se dará através do recebimento de um material por e-mail e um encontro síncrono em plataforma online. O desafio consiste em descobrir o antigo mito grego que conta a história de Teseu no Labirinto do Minotauro a partir de estímulos sensoriais e orientações práticas. A atividade é voltada para todas as idades e é gratuita. 
Número de vagas: 30 
Inscrições gratuitas pelo link:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=k9p9OO-6hUmzqa3Jbizq7ZOX-CHwAxZHuCCz_YGVKyRUQ0pMNkJIRE8wMzJFSFlEQjFHRlA5NjJUMy4u

-
Educativo

Esse carnaval será diferente, assim como tudo que vivemos nos últimos meses. Pensando nisso, encontramos uma maneira de aproveitar a época mais festiva do ano de maneira segura. Te convidamos para duas oficinas na Fundação Iberê, seguindo todos os protocolos de segurança. 

As oficinas são:

– Oficina de Percussão Inusitada (4 vagas/dia);

– Oficina de Porta-Estandarte (4 vagas/dia).

Como vai funcionar? 

As duas oficinas vão ocorrer simultaneamente, nos dias 13 e 14 de fevereiro das 15h às 18h, na parte externa da Fundação Iberê. Em cada uma delas você vai aprender uma coisa diferente: em uma faremos nossos instrumentos de percussão com materiais inusitados, na outra vamos fazer o estandarte da nossa própria escola de samba. Depois, haverá um mini desfile para limpar as energias e começar o ano.

Inscrições 

São 8 vagas para participar das oficinas em cada um dos dias. 

No momento da inscrição, você poderá escolher qual das duas oficinas irá participar. 

Se inscreva aqui!

-
Educativo

Está com saudade das oficinas do Programa Educativo da Fundação Iberê? Nós também! Para resolver isso, convidamos educadores do programa Iberê nas Escolas para trazer mais arte no dia a dia! No decorrer das próximas semanas iremos publicar vídeo oficinas para que crianças e suas famílias possam criar e brincar juntos em casa. Confira!

Oficina 4: carrinho de carretel, por Ilana Machado Materiais necessários: rolo de papel higiênico; duas tampinhas (requeijão); vela; atilho; clips; prendedor de roupas; prego; palito de churrasco; e um estilete.

-
Educativo

Está com saudade das oficinas do Programa Educativo da Fundação Iberê? Nós também! Para resolver isso, convidamos educadores do programa Iberê nas Escolas para trazer mais arte no dia a dia! No decorrer das próximas semanas iremos publicar vídeo oficinas para que crianças e suas famílias possam criar e brincar juntos em casa. Confira!

Oficina 3: Gravura com sabão, por Fercho Marquéz-Elul
Materiais necessários: barra de sabão/sabonete; lápis; colher; tinta; pincel e papéis.