Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê Camargo tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

16.fev-16.fev.20
16:00-17:00
Educativo

Você já criou sua própria fantasia?

Quando a gente é criança dá vontade de se fantasiar o tempo todo: super-homem, abelha, fada, homem-aranha! Mas tem fantasias que não existem prontas, e mesmo se existissem não seriam tão legais quanto como ela é na nossa cabeça. E se pudéssemos criar a fantasia da nossa imaginação?

Convidamos as crianças e suas famílias a se inscreverem na Oficina de Confecção de Fantasias. A atividade é gratuita e possui inscrições limitadas!

Para esta atividade é obrigatório o acompanhamento de um (01) adulto responsável por criança. Convidamos as famílias a trazerem materiais que gostariam de utilizar para a fantasia, tais como sacolas plásticas, chapéus, bolsas, tecidos ou acessórios diversos.

Atividade indicada para crianças dos 6 aos 8 anos.

Data: 16/02 às 16h

Inscrição gratuita: inscreva-se aqui!

15.fev-15.fev.20
16:00-17:00
Educativo

Brasil, o país do carnaval. É assim que dizem?

A banana, a baiana, coqueiro e tantos outros elementos são utilizados mundo afora para representarem o Brasil, o país do carnaval. Mas em um país tão grande, é possível aplicarmos os mesmos padrões de norte à sul?

Te convidamos a participar de uma oficina de estamparia, onde através da confecção de stêncil, para criar outras possibilidades de representação para essa que chamamos, identidade nacional.

Atividade indicada para jovens e adultos a partir dos 14 anos.

Data: 15/02 | às 16h

Inscrições gratuitas: inscreva-se aqui!

08.fev-08.fev.20
15:00-16:30
Educativo

Quando o calor começa a esquentar o asfalto, a cidade se inebria pelo sentimento de fuga, dispersão. Dispersar o calor perto do mar, da areia, de trilhas, mato. Por quê tanto calor na cidade?

Nesta atividade, convidamos você a pensar sobre a relação do concreto e a relação de bem-estar nos espaços urbanos ao lado da revitalização da orla em sua etapa 2, construções à beira do Lago Guaíba e tantos outros espaços que participam de nossas vidas. Para este encontro, convidamos membros do R.U.A.: Refletir Urbanidades na Ação, laboratório de ideias pertencente a Escola Livre de Arquitetura (ELA) para trocarem uma ideia com a gente em uma roda de conversa.

Mais sobre o R.U.A:
Somos o R.U.A.: Refletir Urbanidades na Ação, núcleo do laboratório da Escola Livre de Arquitetura, ELA. Apostamos na rua como laboratório para um fazer-pensar/pensar-fazer que resgate uma dimensão coletiva, crítica e afetiva da cidade. R.U.A. não é apenas grupo ou laboratório ou coletivo: somos verbo. Somos agir. Somos ela e ela somos nós.

Atividade indicada para jovens e adultos a partir dos 14 anos.

Data de Início: 08/02 às 15h
Inscrição gratuita: inscreva-se aqui!

02.fev-02.fev.20
16:00-17:00
Educativo

Quem já ouviu a história do Boi bumbá?

O boi mais querido de norte ao sul do Brasil vai visitar a Fundação Iberê em uma contação de histórias nesses dias quentes de fevereiro. Ele que é conhecido com diferentes nomes, cores, e cheio de mistérios! Se você não conhece ainda, senta com a gente pra escutar essa história!

Quem irá conduzir dar a voz para a história é Ketelin Abbady, atriz, diretora e professora de teatro. A atividade é gratuita e voltada para crianças, jovens, adultos, vovôs e vovós, afinal, histórias não é coisa só da infância!

Ketelin Abbady é atriz, diretora e professora de teatro, graduanda em licenciatura pela UFRGS. Agitadora do coletivo teatral Cambada de de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA. Desde 2014, realizou diversos espetáculos e intervenções cênicas com o grupo e fora dele. Indicada ao Prêmio Açorianos de Teatro no ano de 2018, a atriz também realiza atividades culturais de contação de histórias e coordenação de oficinas teatrais.

Atividade indicada para todas as idades.

Data: 02/02 às 16h

Inscrições gratuitas e no local.

01.fev-01.fev.20
16:00-17:00
Educativo

Um dos processos mais antigos de reprodução de imagens, a xilogravura foi a principal técnica desenvolvida pelos artistas do Grupo de Bagé, em exposição na Fundação Iberê.

A xilogravura têm como princípio a utilização de uma base de madeira como suporte para desenho e palavras, que são cavadas com objetos pontiagudos e posteriormente utilizada como base de impressão, tal qual os conhecidos carimbos.

Atividade indicada para jovens e adultos a partir dos 14 anos.

Data: 01/02 às 16h
Inscrições gratuitas: inscreva-se aqui!

18.jan-18.jan.20
16:00-17:30
Educativo

Você já experimentou fazer oficinas no meio da mata?

A Oficina de Monotipia na Trilha será uma atividade de inserção em meio à trilha Iberê, a fim de produzir um momento de atenção coletiva à natureza através de uma oficina de criação.

Convidamos o público a repensar as questões de permanência da imagem, hábitos da vida urbana e como construímos nossa relação com os espaços verdes públicos. A monotipia é uma técnica de gravura que possibilita a criação de uma imagem no papel através de elementos coletados e desenhos, e sua reprodução única.

A atividade é gratuita e indicada para jovens e adultos a partir dos 14 anos.

Data: 18 de janeiro, às 16h.

Inscrições gratuitas!