Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê Camargo tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

26.out-26.out.19
16:00-17:30
Educativo

O que é gravura?

No sábado, a Fundação Iberê convida as crianças a conhecerem um pouco mais sobre a técnica da gravura a partir da experimentação com os materiais dentro do ateliê do Programa Educativo.

Conversaremos sobre a presença da gravura para o Grupo de Bagé e outros artistas, investigando as diferentes possibilidades de representação das imagens.

Atividade indicada para crianças de 7 a 12 anos.

Data: 26/10
Horário: 16h

Inscreva-se aqui!

11.out-13.out.19
15:00-16:00
Educativo

Conhece os Tapetes Contadores de Histórias? Então vem pra Fundação!

No final de semana das crianças, o grupo carioca estará na capital gaúcha de mala e tapete contando suas histórias, que assim como eles, se desdobram , revelam segredos e contam de universos jamais chegados se não pela literatura. Confere a programação de cada dia e traz o seu pequeno para comemorar a infância com a gente:

Sábado, 12/10, às 15h, Palavras Andantes vem de bem distante: um conto africano e três americanos. Trata-se de uma história cheia de espelho mágico, agulha mágica, busca pelo Sol na cordilheira dos Andes e muito mais! Os painés que servem de cenário para esta fábula foram criados no Brasil e Peru, e seus detalhes, bolsos e surpresas trazem a supresas que enriquecem o imaginário de quem as escuta. Duração: 50 minutos.

Domingo, 13/10, às 15h, Na Fazenda da Minha Avó é um convite divertido para pensar de maneira singela a vida no campo e a relação da criança com a natureza. São narrados dois contos africanos, um brasileiro e um francês. Os painéis artesanais possuem toda a riqueza que essas histórias trazem, ilustrando um pouco do imaginário infantil. Duração: 50 minutos.

Atividade indicada para todas as idades.

Inscrições gratuitas e no local.

26.out-26.out.19
15:00-16:00
Educativo

Quais são os jeitos de usar a voz na infância?

Gritar bem alto ou sussurrar bem baixinho. As crianças usam a voz o tempo todo para atrair ou distrair a atenção do mundo e dos adultos. E se a gente brincasse com a voz, neste domingo?

Através da parceria da Fundação Iberê com Escola de Samba Imperadores do Samba, a atividade Oficina de Técnica Vocal Infantil é um convite para os pequenos experimentarem a voz. Vamos aprender juntos quais são os outros jeitos de usar a nossa voz?

Atividade indicada para crianças de 5 a 8 anos.

Data: 26/10
Horário: 15h

Inscreva-se aqui!

20.out-20.out.19
15:00-16:00
Educativo

Você já visitou uma exposição de olhos fechados?

Neste sábado, a Fundação Iberê te convida a trazer um amigo, um parente ou um vizinho para andarem pela nossa nova exposição sem olhar nada e ao mesmo tempo vendo tudo! Esta é uma oficina para duplas corajosas! Percorreremos a Fundação com vendas nos olhos para descobrir, juntos, quantas outras maneiras existem de ver o mundo.

Quantas histórias diferentes será que podemos contar sobre uma pintura de Iberê? É possível ver sem os olhos? Venha soltar a tua imaginação e perceber com ainda mais atenção as obras de arte na exposições em cartaz na Fundação Iberê.

Atividade indicada para todas as idades.

Datas e horários: 20/10, 15h
Número de vagas: 15 duplas (30 vagas)

Inscreva-se aqui!

19.out-19.out.19
15:00-17:00
Educativo

Você saberia definir a Arte Contemporânea? Você conversa sobre? Dos artistas que conhece, quantos são contemporâneos? Quais referências tens? Sempre tem o que falar de arte! E é muito importante colocarmos isso em pauta.

Tendo como pano de fundo a exposição da Bienal, convidamos todas e todos interessados em pesquisar/dialogar coletivamente esse campo tão potente e até misterioso! Partiremos da investigação do movimento de Arte Conceitual para abrir essa pesquisa.

Então vamos tomar um cafezinho e passar a tarde de sábado trocando referências, construindo saberes, procurando resposta mas sobretudo sair daqui com mais perguntas ainda, afinal: o que é Arte Contemporânea?

Atividade indicada para jovens e adultos a partir dos 16 anos.

Data: 19 de Outubro
Horário: 15h-17h
Número de vagas: 30

Inscreva-se aqui!

11.ago-11.ago.19
15:00-16:00
Educativo

Quais histórias você contaria para o seu filho? Quais você contaria para o seu pai? 

Ao contar histórias, podemos lembrar do vivemos, imaginar o que não vivemos ou mesmo aquilo que nunca sonhamos existir. Tendo isso em mente, quais são as histórias, futuras ou passadas, que você conta? Neste dia dos pais, a Fundação Iberê convida você e sua família a sentarem-se conosco no átrio para construirmos um espaço de leitura, escuta e afeto nesta atividade ministrada pela artista Ketelin Abbady, que nos acompanhará em leituras de contos e fábulas voltadas para os públicos adulto e infantil. No mesmo espaço, outras possibilidades de leituras serão introduzidas para aqueles que só desejam compartilhar a palavra com seu pequeno.  A atividade acontecerá entre as 15h e as 16h e não é necessária inscrição prévia. 

Ketelyn Abbady é graduanda em Artes Dramáticas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como atriz do grupo Cambada de Teatro e Ação Cambada em Ação de Teatro Levanta Favela. Trabalha com teatro popular na cidade de Porto Alegre.

 

Horário: 15h

Número de vagas:

Local: Átrio da Fundação Iberê

Público: crianças de 0-5 anos e famílias

Inscrições gratuitas no local.