Carlos Zilio: Pinturas

Curadoria

Vanda Klabin

10.dez

23.abr.23

Carlos Zilio: Pinturas é uma exposição comemorativa dos sessenta anos da trajetória do artista, que ocupa uma expressiva presença no cenário de arte contemporânea. Sua produção foi inicialmente marcada, nos anos sessenta, pela investigação conceitual, pela experimentação e pela presença de objetos com contextualizações políticas. Participou ativamente do movimento Nova Figuração. Após atravessar um longo período no qual a sua atividade artística tinha como foco uma produção estética investida de alto teor político, Zilio abandona o contexto experimental para se entregar ao exercício livre da pintura. Esta mostra contextualiza uma série de obras produzidas entre 1979 e 2022 pelo artista, com o propósito de discutir problemas específicos da própria pintura.

As obras selecionadas revelam a sua potência pictórica, a sua presença estética e reafirmam uma atualidade ímpar no contexto da arte brasileira. O seu embate com a história da pintura como uma permanente indagação, com suas tensões e contradições, faz parte das questões fundamentais que delineiam o desenvolvimento interno de sua linguagem pictórica. Pintar passou a ser, para mim, pintar a pintura, afirma o artista. Sua formação multidisciplinar, com doutorado em arte na Universidade de Paris VIII, consolidou a sua efetiva presença na arte brasileira e fundamentou a formação de um viés significativo no pensamento contemporâneo de arte no Brasil.

Teve uma intensa convivência com Iberê Camargo, sendo o seu aluno de pintura no Instituto de Belas Artes nos anos sessenta. Manteve um contato permanente com Iberê, mesmo após o seu retorno definitivo para Porto Alegre. Esta mostra constitui uma importante oportunidade de tomarmos contato com a produção de um artista fundamental da arte brasileira, que soube traçar com rigor e coerência os vínculos entre vida, arte e política no Brasil, e, ao mesmo tempo, trazer uma significativa reflexão sobre as contradições e os dilemas da pintura contemporânea.

Vanda Klabin
Curadora

A exposição Carlos Zilio: Pinturas  possui realização da Fundação Iberê  e Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Petrobras.

 

Minidocumentário sobre a exposição:

 

Conversa sobre a exposição reunindo o artista, a curadora e o professor Ronaldo Brito, em 10/12/2022:

 

Imagem: Carlos Zilio. Sem título, 2002. Foto © Fábio Del Re_VivaFoto.

Galeria de imagens
Downloads
Catálogo_exposição Carlos Zilio - Pinturas
DOWNLOAD