Iberê e seu ateliê: as coisas, as pessoas e os lugares

Curadoria

Paulo Gomes

03.maio

03.maio.16

Em seguimento à programação comemorativa ao centenário de nascimento de seu artista patrono, a Fundação Iberê Camargo apresenta a exposição Iberê e seu ateliê: as coisas, as pessoas e os lugares. A mostra traz uma abordagem panorâmica da obra do artista, através de um caminho que perfaz toda a produção de Iberê, desde seus primeiros desenhos na adolescência até suas últimas telas na década de 1990.

Ao privilegiar uma visão global, Paulo Gomes – artista, curador e professor do Instituto de Artes da UFRGS – nos brinda com trabalhos pouco vistos ou, até mesmo, desconhecidos da carreira do artista, proporcionando um rico entendimento sobre a sua trajetória. As obras são apresentadas a partir de três temas principais: as coisas (ou naturezas-mortas), as pessoas (ou figuras) e os lugares (ou paisagens). Dessa forma, Paulo Gomes propõe não apenas um novo olhar sobre a poética de Iberê, mas destaca o quanto os temas se fundem, principalmente em suas últimas pinturas: no limiar entre o figurativo e o abstrato, esses temas são representados de maneira cada vez mais sintética. A multiplicidade de técnicas utilizadas também está presente em toda a mostra, evidenciando o talento do artista que, em muitas ocasiões, trabalhou de forma interdependente a gravura, o desenho e a pintura.

Iberê persegue a síntese, procura tirar o máximo do potencial expressivo de cada um de seus temas e técnicas ou suportes escolhidos, em um trabalho obstinado em busca da excelência. Nas palavras do curador: “com esta mostra pretendemos apresentar o Iberê como artista, um operário da arte, na busca pela melhor expressão e pela maior qualidade”.

Para realizar esta exposição, a Fundação Iberê Camargo priorizou trabalhar apenas com obras de sua coleção e teve especial apoio de sua área de acervo. Agradecemos às equipes envolvidas, ao curador, aos patrocinadores e demais colaboradores que permitiram a concretização deste projeto.

Fundação Iberê Camargo

 

Imagem: Vista parcial da exposição “Iberê e seu ateliê: as coisas, as pessoas e os lugares”, que esteve em cartaz na Fundação Iberê Camargo de 03 de abril de 2015 a 03 de abril de 2016. Foto © Fabio Del Re_VivaFoto

Galeria de imagens
Downloads
Catálogo_exposição Iberê e seu ateliê: as coisas, as pessoas e os lugares
DOWNLOAD