Iberê LAB

O Iberê LAB é um programa de arte-educação cujo a intenção é qualificar o processo de aprendizagem a partir da relação digital.

-
Iberê LAB

Com o propósito de transformar a rede pública de ensino através da tecnologia, a Fundação Iberê, em parceria com a CMPC Brasil, deu início a um programa de arte-educação em cinco escolas de Guaíba: o Iberê LAB. A intenção desta metodologia inovadora é qualificar o processo de aprendizagem e favorecer o desenvolvimento dos estudantes a partir da relação digital, propiciando uma aprendizagem significativa. O programa foi viabilizado no plano plurianual por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Iberê LAB é um novo espaço para desenvolver ideias, conhecimento e criatividade.

Confira abaixo alguns dos resultados desse projeto, que atualmente está em andamento em Guaíba;

CONSTRUIR SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS, MONTAR PERSONAGENS E CRIAR CENAS

Com a intenção de produzir narrativas, estimulando a oralidade e a escrita dos alunos através de ações artísticas, as propostas tem o objetivo de pensar nos objetos de casa para além de sua função, como matéria para criação. A partir do olhar atento e de brincadeiras, os alunos transformaram objetos de uso cotidiano em personagens para contar histórias, em inspiração para rimas, ilustrações e até mesmo para falar sobre si.

Em um primeiro contato, para conhecer os alunos, a educadora convidou as turmas a se apresentarem a partir de um objeto de suas casas que pudessem contar um pouco sobre eles. A partir desse primeiro exercício de olhar e se identificar com objetos do dia a dia em casa, as turmas seguiram explorando atentamente os objetos cotidianos para criar cenas. Confira abaixo algumas das imagens e processos criativos:

 

 

ATRAVÉS DAS IMAGENS: NOVAS LEITURAS E NOVOS LEITORES

Através de contação de histórias é apresentado o conceito da pareidolia, fenômeno conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos em objetos, sombras, manchas ou em qualquer outro estímulo visual. Dessa forma, a partir de apresentações de diferentes referências artísticas e literárias, estimulou-se a produção de narrativas por meio da construção de imagens e da escrita. Os alunos foram convidados a explorar um olhar não usual para os materiais do dia a dia e os seus ambientes domésticos, ressignificando seus sentidos originais e os compartilhando. Confira abaixo algumas das imagens e processos criativos:

 

chevron-right chevron-left

 

SOBRE O PROJETO

Se antes da pandemia a educação mediada pela tecnologia já era um assunto recorrente, a chegada desse novo momento reforçou a necessidade de repensar ações e criar novas alternativas para o âmbito da educação nas escolas. Investir em infraestrutura, formação de professores e na familiaridade dos estudantes com atividades realizadas de forma online são caminhos futuros para educação, com o ensino híbrido.

O projeto Iberê LAB nasceu desse dever de apoiar novas ações educativas. Com o objetivo de ser um aliado dentro desse novo contexto, ele acontece como um laboratório para descobertas e desenvolvimento de potencialidades coletivas, combinando a arte e a tecnologia para exercer o protagonismo, a pesquisa e a troca criativa entre os estudantes na relação digital.

Gostaria de levar o Iberê LAB para sua cidade?

Entre em contato para mais informações!

iberelab@iberecamargo.org.br