Roda

Encontros para debate sobre assuntos diversos do mundo contemporâneo, atualizações quanto à cultura, estética, história e política, contando com a orientação de artistas e intelectuais dos diversos campos do conhecimento. Um espaço informal que alia conversa e gastronomia.

28.set-28.set.19
16:00-19:00
Roda

A vida e a obra do pintor Glauco Rodrigues (1929-2004). Gaúcho de Bagé, Rio Grande do Sul, é considerado por teóricos, críticos e artistas um dos principais pintores da pop art na América Latina. A trajetória de Glauco investigada por meio de uma série de entrevistas, registros de arquivo e imagens dos cenários no qual o pintor vivenciou e se inspirou.

Quando tinha apenas 12 anos de idade, Zeca Brito foi com sua família ao aniversário de um vizinho, na cidade de Bagé, interior do Rio Grande do Sul, onde moravam. O aniversariante em questão era o pintor Glauco Rodrigues, que comemorava seus 70 anos. Aproveitando a ocasião – porém, provavelmente sem a real noção da importância do homenageado na data – Zeca levou consigo sua câmera amadora e registrou uma rápida conversa com ele, questionando-o sobre seu trabalho, a dimensão de sua obra e coletando conselhos para um artista em formação (tanto o próprio realizador-mirim quanto qualquer outro que tivesse acesso a essas imagens). Nascia ali o documentário Glauco do Brasil.

A exibição, seguida de conversa com o diretor,  faz parte do calendário de atividades que antecede a exposição “Os Quatro – Grupo de Bagé”.

Assista ao trailer

28 de setembro | 16h | Auditório Iberê
ATIVIDADE GRATUITA – SUJEITA À LOTAÇÃO

 

 

 

04.ago-04.ago.19
15:00-17:00
Roda

Ei ei, que som é esse? É  de kalimba, minha senhora!

Você conhece o instrumento musical kalimba? Não? Então inscreve os pequenos e vem pra Fundação Iberê! Kalimba é do tempo que as histórias eram contadas com os dedos e tinham som de gota d’água. Esse instrumento, vindo das longínquas terras de Zimbábue, possuem capacidades mágicas de encantar e contar histórias da sua terra, existindo através dos séculos!

A oficina Construindo Kalimbas é uma atividade infantil onde cada criança irá construir seu instrumento, utilizando objetos do cotidiano. 

 

Horário: 15h

Número de vagas: 15

Local: Átrio da Fundação Iberê

Público: infantil, de 6-9 anos

ATIVIDADE GRATUITA

SE INSCREVA AQUI!

03.ago-03.ago.19
15:30-17:30
Roda

No sábado,  3 de agosto Daniel Senise e Daniela Labra  farão uma conversa dentro da exposição Antes da Palavra, que inaugura no mesmo dia. A atividade é aberta para todos os públicos, e terá início às 16h.

Sobre a exposição Antes da Palavra: Com curadoria de Daniela Labra, a mostra apresenta 23 trabalhos do artista carioca Daniel Senise, entre pinturas e objetos, articulados em torno da instalação monumental 1.587 construída por duas grandes telas suspensas no átrio da Fundação Iberê, postadas frente a frente. A ausência na presença é um paradoxo explorado pelo artista em toda sua obra, assim como a reflexão sobre o tempo, vaidade, futilidades e opulência. As composições na obra de Senise são apresentados como evocações de vazios e criações de paisagens mentais. Em diálogo com as indagações presentes no trabalho do artista, uma programação de intervenções sonoras foi elaborada trazendo à Fundação seis artistas que pensam o som espacial, material e conceitualmente, ou seja, para além de uma estrutura melódica. São eles: Marcelo Armani, Ricardo Carioba, Raquel Stolf, Pontogor, Tom Nóbrega e Felipe Vaz.

 

Horário: 15h30

Número de vagas: 50

Local: Átrio da Fundação Iberê

Público: livre