Cursos

Um dispositivo de aprendizagem voltado a artistas, curadores, educadores e pesquisadores das diferentes áreas, acadêmicas ou não, cujo intuito é debater e inventar novas formas de produção de conhecimento, tendo como eixos transversais as ciências sociais, as metodologias artísticas e o pensamento crítico-imaginativo.

23.mar-23.mar.19
10:00-12:00
Cursos

O Programa Educativo da Fundação Iberê oferece o curso Histórias da arte, para aqueles que desejam se aproximar ou ou ter o primeiro contato com o campo da arte. O curso têm por objetivo debater conceitos básicos deste universo, através de conversas e troca de saberes aliado ao referencial teórico.

Durante 14 encontros, serão debatidas as múltiplas trajetórias dos artistas e seus contextos, a fim de provocar o olhar para a construção de uma história não hegemônica e fomentar novas narrativas da historiografia da arte.

Ministrado por Felipe Caldas, Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS, os encontros acontecerão nos sábados pela manhã, a partir do dia 23 de março. Felipe é Mestre em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica (PPGAV-UFRGS). Bacharel e Licenciado pelo Instituto de Artes, UFRGS. Em 2014 publicou o livro: Arte&Fato: 30 Anos, financiado pelo FUMPROARTE. Atualmente é professor substituto no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ministrado por Felipe Caldas, Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS, os encontros acontecerão nos sábados pela manhã, a partir do dia 16 de março. Felipe é Mestre em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica (PPGAV-UFRGS). Bacharel e Licenciado pelo Instituto de Artes, UFRGS. Em 2014 publicou o livro: Arte&Fato: 30 Anos, financiado pelo FUMPROARTE. Atualmente é professor substituto no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

Inscreva-se aqui!

08.jan-31.jan.19
09:00-17:00
Cursos

Convidamos para a Oficina de Experimentação com a Gravura em Metal, com coordenação de Eduardo Haesbaert.

O curso destina-se a adultos, com ou sem experiência anterior em gravura, que desejam experimentar a gravura em metal. Durante a oficina, os alunos serão convidados a coletar elementos da natureza, como folhas e galhos, entorno da Fundação Iberê. A partir disto, serão desenvolvidas etapas de preparação, gravação e impressão de gravura em metal passando por diferentes técnicas, como a monotipia e a àgua-tinta.

(mais…)

09.out-11.out.18
14:00-17:00
Cursos

Nos dias 9, 10 e 11 de outubro realizaremos o curso sobre mediação cultural A Escola e o Museu, o Professor e o Mediador, destinado a profissionais da área de museologia, artistas, mediadores, curadores e professores. Ministrado pelo professor Jorge Larrosa, o minicurso vai abordar temas como A mediação artística como artesania; Espaços, tempos, materialidades e práticas da mediação (mais…)

03.jul-28.jul.18
Cursos

Convidamos para a Oficina de Experimentação com a Gravura em Metal, com coordenação de Eduardo Haesbaert.

O curso destina-se a adultos, com ou sem experiência anterior em gravura, que desejam experimentar a gravura em metal. Durante a oficina serão desenvolvidas etapas de preparação, gravação e impressão de gravura em metal a partir de diferentes técnicas e de sua relação com o desenho.

(mais…)