Cine Iberê

Exibição de filmes no auditório da Fundação Iberê, em programação paralela aos projetos expositivos. Título raros, sem distribuição no circuito comercial, cinematografias regionais e temáticas são selecionadas a partir dos conteúdos abordados nas mostras de arte, com projeções seguidas de sessões comentadas por convidados variados, do cinema e de outras áreas.

28.jul-28.jul.19
16:00-19:00
Cine Iberê

Histórias da Insônia, de Jonas Mekas1h 51min, 2011, EUA

* sessão comentada com Rafael Valles

Histórias da Insônia é uma jornada insone com Jonas Mekas pelas noites de Nova Iorque, em casas de amigos, ateliês de artistas, galerias de arte, bares, clubes e no palco. Encontros descontraídos com conhecidos da cena underground novaiorquina, com seus amigos e familiares, em um filme-diário sobre a insônia. No elenco de Histórias da Insônia, entre outros: Louis Garrel, Marina Abramovic, Carolee Schneemann, Louise Bourgeois, Yoko Ono, Hans Ulrich Obrist, Patti Smith.

(mais…)

07.jul-07.jul.19
16:00-18:30
Cine Iberê

O Pintor, de Joel Pizzini, 48min, 1995, Brasil

+ Registros em vídeo de Iberê Camargo pintando retratos, realizados por Enio Soliani

*Sessão comentada com Tina Zappoli e Enio Soliani

O Pintor é um documentário que aborda a vida e obra de Iberê Camargo, um dos principais nomes da pintura brasileira no século XX. O filme enfoca os anos de formação do artista e mostra como sua obra foi se tornando cada vez mais poética e dramática. A fotografia do filme é de Mario Carneiro.
(mais…)

02.jun-02.jun.19
16:00-19:00
Cine Iberê

A edição de junho do Cine Iberê, apresenta Hannah (95 min, 2017, Itália/Bélgica/França), de Andrea Pallaoro. A sessão comentada com Sandra Dani, acontece no dia 2 de junho, às 16h.

(mais…)

05.maio-05.maio.19
16:00-17:30
Cine Iberê

No domingo, 5 de maio, apresentamos mais uma sessão de cinema mudo com música ao vivo. Um Homem com uma Câmera (1h7min, 1929, URSS), de Dziga Vertov, será exibido no Cine Iberê com música composta e executada ao vivo por Vagner Cunha, com participação especial do maestro Antônio Borges-Cunha.

(mais…)

10.abr-14.abr.19
16:00-18:00
Cine Iberê

Em diálogo com a exposição Iberê Camargo: Visões da Redenção, que tem o Parque Farroupilha como eixo curatorial, o Cine Iberê realiza mostra de filmes Diálogo com o Invisível.

Com curadoria de Marta Biavaschi, serão exibidos filmes que tocam o mistério da natureza, ambiental e humana. A mostra acontece de 10 a 14 abril, sempre às 16h. Confira a programação: (mais…)

24.fev-24.fev.19
16:00-18:30
Cine Iberê

O Cine Iberê realiza no dia 24 de fevereiro uma sessão comentada do filme The Garden (O Jardim), com a professora de Cinema e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Angela Prysthon. The Garden é uma das obras mais importantes de Derek Jarman, uma fusão entre autobiografia, poesia e política. O filme integra o programa de cinema em diálogo com a exposição Se o paraíso fosse assim tão bom, da artista britânica Cecily Brown. A sessão ocorre às 16h, no auditório da Fundação Iberê, com entrada gratuita.

(mais…)