Seminário
Artistas, acadêmicos, intelectuais e ativistas participam de programas continuados de investigação, atualização e debate quanto aos mais relevantes temas da contemporaneidade, passando pela reflexão sobre temas contemporâneos ou históricos que seguem se impondo à pauta cultural da atualidade.
Quem era o Iberê ilustrador? Quais elementos de sua poética visual desdobram-se e refletem-se em suas ilustrações? Quais os limites, os linhas imaginárias, incontornáveis, que permeiam sua produção? E quando Iberê é, ao mesmo tempo escritor e ilustrador de si mesmo, quais camadas podemos desvendar a partir desse encontro? Em diálogo com o público visitante da Fundação Iberê Camargo e a exposição em cartaz, Iberê Camargo: formas em movimento, convidamos Eduardo Haesbaert, para uma conversa aberta sobre as vivências de dentro do ateliê. (mais…)
Como parte dos programas públicos da exposição “Caixa-Preta”, o Seminário “Sobre acidentes e caixas-pretas do passado, do presente e do futuro” reúne historiadores, psicanalistas, filósofos, curadores e outros especialistas buscando analisar as relações entre arte, política, ciência e história.
No sábado 18/08, às 17h, o primeiro encontro recebe o escritor e jornalista Eduardo “Peninha” Bueno explorando o tema “Encaixotando o Brasil: caixas pretas, caixas de Pandora e caixinha de surpresas da nossa história”. (mais…)
No dia 18 de agosto, a Fundação Iberê Camargo inaugura a exposição Caixa-Preta, uma mostra coletiva que acontecerá em dois momentos: primeiro em Porto Alegre e, em 2019, no Pivô – Arte e Pesquisa (São Paulo). A exposição poderá ser visitada até o dia 14 de outubro, apresentando obras de mais de 35 artistas.
No dia da abertura, às 16h, acontece uma conversa com os Curadores da mostra: Bernardo José de Souza, Eduardo Sterzi, Fernanda Brenner e Veronica Stigger. Confira a programação completa na seção Eventos em nossa página do Facebook.
Bernardo José de Souza é curador, professor e crítico de arte. Atualmente, ocupa o posto de Diretor Artístico da Fundação Iberê Camargo. Foi Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre entre 2005 e 2013 e integrou a equipe de curadoria da 9ª Bienal do Mercosul (2013). Desde então, vem desenvolvendo projetos curatoriais para diversos espaços e instituições, dentre as quais To See What Is Coming, no Largo das Artes (Rio de Janeiro, 2014); o 19 Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil (São Paulo, 2015); a exposição A Mão Negativa, no Parque Lage (Rio de Janeiro, 2015); Através do Espelho, projeto especial da ArtRio (2015); o programa Crossings and Passages, na Goodman Gallery, (Cidade do Cabo, 2016); e Arte e Ativismo na América Latina – Prince Claus Fund/Dutch Ministry of Foreign Affairs, na Despina (Rio de Janeiro, 2016 e 2017). Na Fundação Iberê Camargo, curou as mostras Depois do Fim (2017), Vivemos na melhor cidade da América do Sul (2018) e Unânime Noite (2018).
(mais…)
Quem era o Iberê ilustrador? Quais elementos de sua poética visual desdobram-se e refletem-se em suas ilustrações? Quais os limites, os linhas imaginárias, incontornáveis, que permeiam sua produção? E quando Iberê é, ao mesmo tempo escritor e ilustrador de si mesmo, quais camadas podemos desvendar a partir desse encontro? Em diálogo com o público visitante da Fundação Iberê Camargo e a exposição em cartaz, “Iberê Camargo: Formas em movimento”, convidamos Laura Castilhos, ilustradora e professora universitária, para uma conversa aberta sobre uma das facetas pouco exploradas desse tão diverso artista que nomeia a nossa Fundação.
Laura Castilhos é ilustradora, professora universitária (IA/UFRGS) e artista plástica. Uma das características de seu trabalho é que não utiliza meios tecnológicos para produzir as imagens, realizando manualmente suas ilustrações e buscando a cada livro enfatizar um material artístico – a aquarela, o giz de cera, os pigmentos, a argila, etc. Formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, estudou gravura entre 1986 e 1987 na Scuola Il Bisonte em Florença e doutorou-se pela Universidad Complutense de Madrid em 1997. Realizou diversas exposições ao redor do mundo, tanto no Brasil quanto na Espanha, na Inglaterra e até na Guatemala. Recebeu o prêmio Açorianos de Literatura para Melhor Ilustrador nos anos 1998, 1999 e 2001, e foi agraciada com o prêmio de Melhor Livro de Poesia em 1995 pela Associação Paulista de Críticos de Artes e pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil. Foi finalista no prêmio Jabuti de 2000, na categoria Ilustração. Publicou, em 2010, o livro Tríptico para Iberê, em conjunto com Daniela Vicentini e Paulo Ribeiro, pela editora Cosac & Naify.
A Confraria da Ilustração é uma atividade de extensão da UFRGS, que tem como objetivo reunir pessoas interessadas em discutir a ilustração nos livros infantis e juvenis. Cada encontro aborda um tema relacionado à ilustração, apresentado por ilustradores, escritores ou profissionais ligados à ilustração. Eles acontecem toda a terceira quinta-feira do mês, no Instituto de Artes da UFRGS (sala 503), e são abertos ao público geral: para participar, basta comparecer.
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. Para se inscrever, basta completar o formulário: clique aqui!
Imagem: Iberê e Maria Coussirat no primeiro ateliê do artista, na rua Lima e Silva, Porto Alegre, 1942. Acervo Documental da Fundação Iberê Camargo